Joanin Pepperoni disponibiliza novo livro pela internet - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Literatura20/04/2020 | 14h22Atualizada em 20/04/2020 | 14h22

Joanin Pepperoni disponibiliza novo livro pela internet

"Nane Cainha & Nane Hábil" pode ser baixado gratuitamente

Joanin Pepperoni disponibiliza novo livro pela internet Joanin Pepperoni/Divulgação
Foto: Joanin Pepperoni / Divulgação

Quatro anos depois de lançar A Revolta do Moinho, obra que ano passado ganhou os palcos com o Coletivo Enredo, Joanin Pepperoni volta à cena com Nane Cainha & Nane Hábil, uma divertida sátira em forma de poema que homenageia algumas figuras políticas da quase-ficcional Polentawood. Em tempos de quarentena e recursos escassos para publicações impressas, o livro está disponível para download gratuito.

Em 36 páginas, Pepperoni — cuja verdadeira identidade é mantida em segredo por trás do pseudônimo e do retrato de um sabugo de milho de óculos escuros e faixa presidencial — não poupa ironias ao apresentar dois vaidosos protagonistas que chegam ao poder e logo se desentendem mortalmente. Segundo o autor, uma história "para ser lida à luz de uma velha lamparina de querosene, tomando uma caneca de graspa ou um copo de vinho colonial".

— Com o lema "ridendo castigat mores", os antigos faziam críticas a figuras políticas, intelectuais e religiosas, com o intuito de expor e corrigir seus comportamentos. O meu livro se perfila humildemente nessa tradição milenar (da sátira), mas não constitui um ataque a este ou àquele Nane Tamanca. O leitor precisa fazer uso da inteligência e dele extrair um sentido alegórico mais amplo — explicou Pepperoni, em entrevista por e-mail.

Classificada pelo autor como um "rimance picaresco", a obra tece uma crítica ácida, embora pertinente, à superficialidade intelectual de muitas lideranças políticas do nosso tempo. É como se Pepperoni recorresse ao riso para nos colocar diante de um espelho que mostre, sem pudores, os caminhos tortos que escolhemos.

Um autor-sabugo

Nane Cainha & Nane Hábil é a quinta obra de Joanin Pepperoni. Em 2013, ele "arremessou contra o público seu primeiro livro", A Fantástica Máquina de Ensacar Berros. Nos anos seguintes, vieram a aventura épica Viagem à Roda do Rio Tegão - seguida de A Lenda da Polenta (2014), o opúsculo Dom Chiqote (2015) e a comédia A Revolta do Moinho (2016).

Na biografia que encerra o livro, descreve-se como PhD em múltiplas áreas do conhecimento, como "Arqueologia de Sabugos", "Cronologia de Moinhos" e "Panelaços na Varanda". Conta ter se tornado escritor porque inveja de morte "o glamour que envolve os saraus poéticos, as sessões de lançamentos de livros, as resenhas elogiosas nos jornais, as milhares de curtidas nas fanpages, as reuniões fardadas da academia municipal de letras. Como a maioria dos escritores que conheço, não é a literatura que me interessa".

Pepperoni já pensa em dois novos projetos literários, um voltado aos autores e outro ao meio acadêmico, embora não revele detalhes.

SERVIÇO
:: Título:
Nane Cainha & Nane Hábil.
:: Autor: Joanin Pepperoni.
:: Número de páginas: 36.
:: Download: pelo link https://drive.google.com/file/d/11CI2qmmzwOSkhmVuU-vZ_Ot5SEnORsbN/view?usp=sharing.

Leia também:
Entenda por que a pandemia afeta nossos sonhos e como isso pode ser positivo
Pediatra de Bento Gonçalves cria e-book para orientar os pais sobre o coronavírus
Conheça a coleção Guardiões do Amanhã, parceria do festival Téti com os artistas Gio e Doug

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros