Frei Jaime: Não negocie sua paz interior - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião16/04/2020 | 08h00Atualizada em 16/04/2020 | 08h00

Frei Jaime: Não negocie sua paz interior

O autoconhecimento é a grande chave para que cada pessoa se situe neste universo

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A claridade chega lentamente... Porém, a escuridão não tem muita pressa para se despedir... São as coisas do outono e sua parceria com o inverno, que está a caminho... Que não falte esperança e confiança, nesta nova jornada! Tudo vai ficar bem! Feliz quinta-feira! Vamos que vamos! 

"Não negocie sua paz interior." 

O autoconhecimento é a grande chave para que cada pessoa se situe neste universo e alcance o seu propósito. A vida é muito mais do que o somatório de dias e de determinadas ações. 

A sobrevivência ocupa muitas horas e provoca a elaboração de inúmeros pensamentos, inclusive faz surgir algumas preocupações. Viver é confrontar-se diariamente para harmonizar a interioridade e prosseguir na caminhada existencial. Não se trata de tarefa fácil alcançar a paz interior. A paz é um dom, mas é também o resultado do exercício ininterrupto da paciência, conjugado com a persistência. Em tempos de muitas indefinições, em relação ao amanhã, é bem fácil perder a paz interior. Para alguns, basta uma simples nuvem escura, para imaginar a chegada de um temporal. A paz não pode estar sempre de saída. É imprescindível ter uma grande atenção para não perder a paz, independentemente da situação.             

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Um outro cuidado que se faz necessário é não permitir que os outros roubem a paz. Um comentário, uma fofoca ou julgamento podem fragilizar a paz. É estratégico não levar em conta todas as verbalizações, pois, infelizmente, a maldade desconhece alguns limites. Em todos os lugares é possível encontrar inveja, ciúmes, desafetos, que não contribuem e não favorecem ninguém. A paz interior não pode ser negociada, de nenhum jeito. 

Quando faltam algumas coisas materiais, a vida se adapta e segue em frente. A ausência da paz, no entanto, é capaz de desencadear mal-estar e a perda da alegria de viver. Os outros nem sempre irão se preocupar se você tem ou não a paz. Portanto, cada qual é responsável por impedir que a paz seja dizimada. A felicidade só é possível quando entrelaçada com a paz. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Como empreendedores de Caxias estão enfrentando as incertezas causadas pelo coronavírus
Confira como os partidos em Caxias se posicionam com relação à cogitação de adiamento do processo eleitoral
Artistas caxienses contam como tentam se adaptar à nova realidade temporária, após a pandemia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros