Frei Jaime: apesar do contexto, maio é inspirador - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião30/04/2020 | 08h00Atualizada em 30/04/2020 | 08h00

Frei Jaime: apesar do contexto, maio é inspirador

Que as mães sejam especialmente abençoadas neste mês

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Um novo dia e um novo mês se apresentam para todos nós... Bem-vindo, maio, das flores, das mães, de Maria, de tantas preces e de todos os amores... Apesar do contexto, maio é vibrante, elegante e inspirador... Vamos consagrar este amável mês à Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe! Temos tanto a pedir... e muito a agradecer! Que as mães sejam especialmente abençoadas neste mês! Hoje é, também, a 1ª sexta-feira do mês, dia do Sagrado Coração de Jesus! 

"Tudo passa, no seu passo." 

O passar dos anos permite um acontecimento maravilhoso: o encontro com a sabedoria. Existem muitos jovens com palavras significativas, conteúdo aprimorado, capacidade e sensibilidade que ultrapassam a normalidade. Porém, a soma dos dias naturalmente favorece uma reflexão menos materializada e um pensar mais aguçado, isento de outros interesses. A maturidade é uma dádiva, que permite uma síntese consistente e alegre, das vivências e das experiências. Na tenra idade poucos têm a clareza de que tudo vai passar. Muitas energias são gastas em vão, justamente por não ter a habilidade de multiplicar a paciência, quando as coisas não acontecem a contento. Como é maravilhoso compreender e viver o dinamismo de que tudo passa, no seu passo.    

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Não há a necessidade de apressar o passo se cada situação se desenrola somente no tempo certo. Viver com pressa é perder as melhores partes que o cotidiano oferece e que dificilmente voltarão. As pessoas que são agitadas, querendo que tudo aconteça em alta velocidade, esquecem o sabor dos detalhes, dos pequenos momentos de lucidez e da significância presente em cada sentimento. Um dia será necessário deixar tudo, talvez sem tempo para despedidas e encaminhamentos, para partir rumo ao infinito. 

Quem não é apressado, consegue olhar para trás, seguidamente, para agradecer os passos dados, os caminhos trilhados, os abraços dados e o tempo dedicado àqueles que a vida se encarregou de aproximar, na maravilhosa experiência de amar e ser amado. Se tem algo que não se apressa e nem se retarda, é o tempo. As pessoas deveriam fazer a importante experiência de viver serenamente a intensidade de cada instante, com a consciência serena de que tudo passa, no seu tempo. Não são poucos os que perdem tempo com desentendimentos, mágoas, fofocas e julgamentos. 

De fato, esse tempo poderia ser dedicado ao amor a si mesmo e ao próximo. Que os passos nunca percam o compasso do desejo de viver com significado e com muita determinação. Somente quem ama é capaz de assimilar profundamente que tudo passa, no seu passo. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Como empreendedores de Caxias estão enfrentando as incertezas causadas pelo coronavírus
Artistas caxienses contam como tentam se adaptar à nova realidade temporária, após a pandemia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros