Pelo menos 10 eventos culturais são cancelados em Caxias para minimizar transmissão do coronavírus - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Combate à pandemia18/03/2020 | 18h07Atualizada em 18/03/2020 | 18h07

Pelo menos 10 eventos culturais são cancelados em Caxias para minimizar transmissão do coronavírus

Atividades previstas pela Secretaria da Cultura estão suspensas por 15 dias

Pelo menos 10 eventos culturais são cancelados em Caxias para minimizar transmissão do coronavírus Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Desde terça-feira, todos os espaços públicos sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Caxias do Sul estão fechados, como forma de prevenção à propagação da covid-19, o Coronavírus. Além dos museus, teatros e demais espaços que receberiam mostras e espetáculos artísticos, o decreto também abrange as áreas administrativas da Casa da Cultura e do Centro de Cultura Ordovás, o Zarabatana Café, o Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Pública Municipal e a própria sede da SMC, no Largo da Estação Férrea. Válida por 15 dias, a determinação, que visa cuidar também das equipes que atuam nesses locais, ainda pode ser prorrogada, de acordo com o andamento da doença no Brasil.

Leia mais
Coronavírus: espaços públicos como a Casa da Cultura e o Ordovás estarão fechados

No Centro de Cultura Ordovás, entre as atividades que foram canceladas ou adiadas estão a estreia do filme francês As Invisíveis, que seria hoje, e a visitação às mostras Esquisita – Poemas Verbais e Visuais Esquisitíssimos e Ser Eu, de Lisi Wendel (ambas iriam transcorrer até o próximo dia 29). Foi cancelada também a última apresentação do projeto Ordovás Sunset, que seria neste domingo, com o músico Flávio Ozelame e a banda Morangotango.

– Estávamos com a agenda deste ano fechadíssima, mas agora pode ocorrer um efeito cascata, caso o decreto seja prorrogado. Acredito que, se for resolvido em 15 dias, não teremos maiores dificuldades em manter o calendário. Fizemos contatos com toda a agenda, priorizando os artistas que têm suas mostras em andamento ou com início próximo, explicando o decreto e pedindo a compreensão. É importante salientar que nada será cancelado, pelo menos da nossa parte. Queremos readequar para contemplar a todos. É um momento em que a gente tem que aprender a esperar sem desespero, ao invés de procurar respostas que ainda não existem – destaca a coordenadora da Unidade de Artes Visuais da SMC, Mona Carvalho. 

Na Casa da Cultura, foi cancelada a visitação à mostra fotográfica coletiva Extremos, Latitudes e Longitudes, montada na Galeria de Arte Gerd Bornheim. Uma mostra com o acervo de arte de Valter Gomes Pinto (ex-diretor da Marcopolo), prevista para abril, também foi suspensa. Quatro eventos agendados para o Teatro Pedro Parenti também não irão ocorrer, pelo menos não nas datas marcadas: o espetáculo Vênus Unplugged (27/3), um festival da Assembleia de Deus (31/3), o Belly Dance Festival (4/4) e um recital de violoncelo e piano (8/4). 

– A agenda do teatro até o fim do ano está lotada, mas nós tentaremos reagendar com os artistas e produtores. Quanto às exposições, como ocorre uma por mês, nossa intenção é “empurrar” a programação, para que todas venham a ocorrer um mês depois do que estava previsto – explica a diretora da Casa da Cultura, Elisângela de Souza.

No Museu Municipal, também foi cancelada a exposição Mosaico Ancestral, com tela da artista plástica porto-alegrense Danielle Schütz. 

Preocupado com os prejuízos que artistas estão tendo com o cancelamento de apresentações neste período de portas fechadas em Caxias do Sul, o Conselho Municipal de Política Cultural emitiu uma nota em solidariedade. De acordo com o documento, a reestruturação da cadeia econômica artística e cultural será uma prioridade para o grupo liderado por Aline Zilli (presidenta) e Zica Stockmans (vice). O próprio Conselho, contudo, está com suas atividades restritas nesse momento.

Leia também
Coronavírus: GNC Cinemas interrompe atividades em Caxias
7º CineSerra é adiado em virtude do coronavírus
Coronavírus: grupo de teatro A Gangorra, de Caxias, adia ensaios e apresentações de novo espetáculo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros