Órbita Literária abre temporada 2020 com novidades na escolha de painelistas - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura02/03/2020 | 09h00Atualizada em 02/03/2020 | 09h00

Órbita Literária abre temporada 2020 com novidades na escolha de painelistas

Projeto realiza encontros semanais na livraria Do Arco da Velha

Órbita Literária abre temporada 2020 com novidades na escolha de painelistas Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

As noites de segunda-feira são sagradas para Claudio Troian, Erni Sabedot, Tiago Sozo Marcon, Juliano Fantin e um grupo de apaixonados pela literatura que frequenta a Do Arco da Velha, em Caxias do Sul. Isso porque, de março a novembro, a livraria é palco do Órbita Literária, encontros semanais que debatem não apenas os livros, mas suas conexões com outras áreas do saber, do cinema à música, da arquitetura à psicologia.

Leia mais:
Livraria Do Arco da Velha prevê mudanças para 2020

A temporada 2020, que abre nesta segunda-feira (2) à noite com o poeta português Gonçalo Ferraz falando sobre "o cordel e a meada", traz novidade na escolha dos painelistas. Pela primeira vez em nove anos, o projeto adotará um sistema de curadoria, na tentativa de diversificar a gama de convidados e assuntos contemplados.

— O que vinha acontecendo? Com o passar dos anos, percebemos que estávamos nos repetindo na seleção de convidados. Foi aí que decidimos estabelecer um processo de curadoria, onde especialistas em literatura vão escolher os temas e também os painelistas — explica o produtor cultural Claudio Troian, um dos quatro organizadores.

Entre os curadores escalados, figuram os escritores Marco de Menezes, Marília Frosi Galvão e Marcos Mantovani; o livreiro responsável pela Do Arco da Velha, Germano Weirich; o presidente da Academia Caxiense de Letras, Arthur Campagnolo Della Giustina; a professora de literatura Francine Iris Tadiello e a psicóloga Juliana Santos. Destaque também para a participação da Tesla HQ, estúdio caxiense especializado em quadrinhos, e do Grupo Ueba Produtos Notáveis no time que vai selecionar os debatedores.

— Todos esses temas, embora teatro, música ou quadrinhos, fazem intersecção com os livros. O Órbita tem esse perfil de dialogar com outras linguagens, mas sempre ancorado na literatura — justifica Troian.

Histórico do grupo

Criado em 2012 por Jaque Pivotto, Adriana Antunes e Juli Wexel, o projeto chega nesta segunda ao encontro de número 307. É de se imaginar que, entre tantas noites de segunda dedicadas à literatura, fica difícil para os atuais organizadores listarem quais debates foram os mais marcantes.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 26/02/2020. Projeto Órbita Literária abre temporada 2020 com novidades na escolha de painelistas. Encontros são organizados por Claudio Troian, Erni Sabedot, Tiago Sozo Marcon e Juliano Fantin. (Porthus Junior/Agência RBS)<!-- NICAID(14432730) -->
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Afinal, os orbitantes (como são chamados os participantes das reuniões) assistiram desde o escritor Luis Narval mergulhar na literatura russa até a pesquisadora Cleodes Piazza Julio Ribeiro explanar sobre o mito das terras prometidas, para além da cocanha que os imigrantes italianos buscavam na vinda ao Brasil. Também teve espaço para o frei Celso Bordignon discorrer sobre iluminuras medievais e para a jornalista Alessandra Rech traçar um paralelo entre o brasileiro Guimarães Rosa e o argentino Jorge Luis Borges, sob a temática "o sertão e o pampa".

— O Órbita é um espaço de diálogo. Por isso o formato de painel, e não de palestra. Durante esses anos, muitas pessoas desenvolveram ou formaram seu gosto para a literatura participando dos nossos encontros — orgulha-se Troian, já escalado para ser painelista no dia 30 de agosto, quando falará sobre a ficção distópica Shikasta, de Doris Lessing.

PROGRAME-SE:
:: O que:
primeiro encontro do Órbita Literária em 2020, com o participação do poeta português Gonçalo Ferraz.
:: Quando: nesta segunda (2), às 20h.
:: Onde: Do Arco da Velha Livraria & Café (Rua Dr. Montaury, 1570).
:: Quanto: entrada gratuita.

Leia também:
Escritora e artista plástica Marina Colasanti virá a Caxias
Robison Boeira comemora 10 anos de trajetória com show em Caxias
Pole Modas lança campanha que enfatiza a atitude feminina

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros