Frei Jaime: não são os outros os responsáveis por cuidar da autoestima de alguém - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião02/03/2020 | 08h50Atualizada em 02/03/2020 | 08h51

Frei Jaime: não são os outros os responsáveis por cuidar da autoestima de alguém

Eles até podem dar retornos, mas cada um deve trabalhar a sua autoestima, a partir do realismo e da autenticidade

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! o amanhecer traz consigo um novo dia, uma nova semana e um novo mês... Hoje é o segundo dia do mês de março! É um privilégio poder abrir o coração e acolher tudo o que teremos pela frente! Paz e persistência, de mãos dadas, para alcançar as melhores partes da vida! Abençoada semana!

"Autoestima é quando a onda percebe que é oceano."

O movimento das ondas é um convite à reflexão. Elas não cansam de ir e de voltar, muitas vezes sem nenhum expectador. É uma sequência infinita, onde tudo o que não pertence ao oceano é deixado à margem, em meio à areia. A onda é constituída por incontáveis gotículas que, somadas, formam a grandiosidade do mar. Em certos momentos, quando a ressaca se impõe, algumas ondas poderiam pensar que não fazem parte do oceano. Porém, independentemente do tamanho, todas as ondas são o próprio mar. Quando a onda sente-se mar é porque alcançou o seu ideal e passa a usufruir, talvez, de um sentimento que serena e pacifica: a autoestima.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Com as pessoas não é diferente: a autoestima confere equilíbrio e possibilita um jeito saudável de viver e de conviver. Não são as outras pessoas que são responsáveis por cuidar da autoestima de alguém. Os outros até podem dar retornos, mas cada um deve trabalhar a sua autoestima, a partir do realismo e da autenticidade. Ninguém é mais e nem menos que os demais, pois a dignidade é inerente ao ato de existir. Porém, a falta de autocuidado pode diminuir o vigor e o desejo profundo de ser feliz. Cuidar-se não é um capricho, mas uma forma de respeitar o dom da vida e de harmonizar as discrepâncias que vão surgindo, com o passar dos dias.

Quando uma pessoa está bem consigo mesma, até os problemas deixam de ter proporções exageradas. Portanto, o ato de proteger-se, selecionando conteúdos e ambientes, rende qualidade de vida e impacta na quantidade de esperança que se faz necessária para continuar a caminhada, rumo ao infinito. A humildade é o melhor termômetro para verificar os diferentes movimentos da autoestima.

Uma pessoa simples e humilde não se engana, pois tem consciência do valor da vida. Querer bem a si mesmo é o ponto de partida para ficar bem com os demais. Quando a onda se sente oceano ela fica mais bonita.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Criança morre baleada após casa ser invadida em Bento Gonçalves
A história da gringa que comanda uma das casas de lanches mais tradicionais de Caxias do Sul
Carnaval de Rua de Caxias de Sul leva três mil pessoas à Rua Sinimbu

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros