Frei Jaime: É proibido desistir. Respira fundo e continua - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião04/03/2020 | 06h10Atualizada em 04/03/2020 | 06h10

Frei Jaime: É proibido desistir. Respira fundo e continua

O caminho mais fácil e a opção mais utilizada é a desistência

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer é sempre portador de bênçãos... Poder acordar e ter motivos para recomeçar é um verdadeiro privilégio... Mas se faltar motivos e objetivos, mesmo assim vale a pena colocar-se a caminho e esticar os sonhos, para que sejam flexíveis e possíveis! Vamos lá! 

"É proibido desistir. Respira fundo e continua." 

O aprendizado é a forma mais natural e eficaz de dar conta dos diferentes e insistentes momentos da vida. O passar dos dias é muito mais do que um evento cronológico. O tempo oportuniza as experiências, que influenciam na maturidade de ser e de viver. O caminho mais fácil e a opção mais utilizada é a desistência. Em todos os recantos do mundo, milhares de pessoas acabam desistindo de seus objetivos, unicamente por terem encontrado um obstáculo ou uma dificuldade. É bem verdade que alguns empecilhos não deveriam ser tão sólidos e intransigentes. Mas nem sempre tem algo que possa ser feito para minimizar o impacto. Quantos sonhos precisam ser adiados, mesmo assim não deixam de ser sonhos. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Nas situações mais complexas, respirar fundo e aguardar para dar o passo seguinte, é um jeito inteligente de administrar as constantes turbulências, que se apresentam na vida de todos. Em muitos espaços seria interessante estar escrito ‘é proibido desistir’, só assim algumas pessoas poderiam tomar consciência da importância de refazer-se e seguir em frente. Algumas famílias lamentavelmente desistem de serem família. Muitas amizades terminam justamente por causa da desistência de uma das partes. 

Estudantes que desistem de estudar correm o risco de não alcançar a necessária preparação para enfrentar os desafios do mundo. Alguns desistem de serem bons e passam a experimentar as amarguras do egoísmo e da desolação. Por mais densas e insistentes que sejam as críticas, desistir é praticamente abrir as portas para a decepção. Tentar é um ato altamente corajoso. Mas tentar tendo a intenção de desistir, na primeira provação, é caminhar para trás, tendo como parceira a derrota. Ninguém sabe quantas vezes deve diversificar as alternativas, mas todos poderiam tomar uma decisão: desistir jamais. Se for necessário, respira fundo e continua. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Criança morre baleada após casa ser invadida em Bento Gonçalves
A história da gringa que comanda uma das casas de lanches mais tradicionais de Caxias do Sul
Carnaval de Rua de Caxias de Sul leva três mil pessoas à Rua Sinimbu

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros