Frei Jaime: as consequência dessa pausa, que o mundo está vivendo, serão grandes, mas os ganhos serão maiores - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião25/03/2020 | 08h38Atualizada em 25/03/2020 | 08h39

Frei Jaime: as consequência dessa pausa, que o mundo está vivendo, serão grandes, mas os ganhos serão maiores

A convivência familiar incrementa o amor e exercita a paciência

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer, nestes dias, tem sido praticamente semelhante... Estamos fazendo uma outra experiência de vida... A pressa se despediu... Com calma, tudo vai dar certo! Hoje é a festa da Anunciação: o anjo Gabriel anuncia que Maria será a mãe do Salvador! Hoje é dia 25 de março: faltam 9 meses para o Natal! Nunca será tão verdadeiro cantar: 'Vem Senhor Jesus, o mundo precisa de Ti!' Abençoada quarta-feira, em casa!

"Aproveitar que estamos em casa e dar imaginação às nossas asas." (Manoel de Areia)

A residência sempre foi muito mais do que um lugar, um endereço, uma proteção. Não sentir-se bem na própria casa, por mais humilde que seja, é indicador de algo que merece atenção. A casa própria é o sonho de todos, mas nem sempre é possível realizá-lo. Voltar para casa é permitir aconchego ao corpo e à alma. É nas dimensões de um lar que as energias são refeitas e que a empolgação recebe diferentes formulações. Quando o período se prolonga, a maioria reclama de ter que ficar em casa. Porém, não tem outra alternativa. O cuidado para com a vida está exigindo seriedade e serenidade. É maravilhoso poder fazer coisas que, em outros momentos, era impensável.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Sem dúvida, a casa é o espaço da criatividade e da intimidade. A convivência familiar incrementa o amor e exercita a paciência. Não é tempo perdido estar impossibilitado de caminhar nas calçadas e observar os transeuntes, quase sempre numa velocidade desnecessária. Como será depois que tudo passar? A saudade do lar aumentará, a vontade de ficar juntos crescerá, o conhecimento mútuo se intensificará. Nunca foi possível disponibilizar tanto tempo para dar imaginação às asas.

Nenhum humano nasceu para ser pequeno. Existe uma grandiosidade no âmago do ser, que não pode continuar abafada por um mundo que desconhecia o humano e reconhecia unicamente o consumidor. Com a imaginação sobrevoando os dias, a compreensão do propósito será mais ampla e as necessidades materiais terão um controle consciente. As consequência dessa pausa, que o mundo está vivendo, serão grandes, mas os ganhos serão maiores. O importante é ficar bem, descansar, seguir as orientações para, depois, quando tudo tiver terminado, retomar a vida com menos loucura e mais amor. Se não for possível fazer banquetes, pão e água serão suficientes para festejar o grandioso dom da vida em família, rodeada de muitos amigos.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Como empreendedores de Caxias estão enfrentando as incertezas causadas pelo coronavírus
Confira como os partidos em Caxias se posicionam com relação à cogitação de adiamento do processo eleitoral
Artistas caxienses contam como tentam se adaptar à nova realidade temporária, após a pandemia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros