Frei Jaime: a liberdade é um dom precioso - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião27/03/2020 | 08h00Atualizada em 27/03/2020 | 08h00

Frei Jaime: a liberdade é um dom precioso

Nada dura para sempre, então, muita luz! 

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chega, mesmo que não tenha todo aquele toque de aproximação do final de semana... Ultimamente os dias têm se tornado muito parecidos... Mas o tempo cumpre seu pontual papel: passar... Vivamos intensamente o dom da vida e a convivência com aqueles que fazem parte da nossa existência... Nada dura para sempre... Então, muita luz! 

"Ressignificar: é um ato de extrema liberdade em que a gente pinta o mundo, à nossa volta, do jeito que a gente vê." 

A liberdade é um dom precioso: se existe vida, necessariamente ela deve estar presente. A liberdade acontece de várias maneiras, dependendo da situação, do momento e das circunstâncias. Estar impedido de deslocar-se fisicamente, pode não ser falta de liberdade. A alma anda por lugares onde os pés jamais poderão pisar. A liberdade é uma conquista interior, onde as janelas se transformam em portas e as portas se abrem para o infinito. Encontrar-se com a liberdade é uma tarefa árdua, mas valiosíssima e empolgante. Uma pessoa verdadeiramente livre é capaz de dar um novo sentido ao mundo, trocando o olhar pela contemplação. 

Quando alguém está impossibilitado de ir e vir ou de conhecer novos lugares, mesmo assim pode alçar outros voos, sem sair do seu quarto ou da varanda. Se a parada, nestes dias, é obrigatória para a grande maioria, a oportunidade de ressignificar a própria vida é incrível. Faz um bem enorme olhar para o ontem e descrever mentalmente os passos dados, as metas alcançadas, os sonhos realizados, bem como as frustrações e decepções registradas. Ninguém avança progressivamente se não for capaz de fazer as pazes com o passado. Muitas coisas do ontem são impossíveis de serem removidas, mas podem ser harmonizadas. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

O que encanta é o fato de poder estar bem no hoje e, sem pressa, pensar no amanhã. O tempo obrigou uma parada, mas ninguém pode parar no tempo. Dar um novo significado à existência, focando-se no propósito, rende uma alegria que só experimenta quem sabe que tem uma missão, juntos aos outros e ao universo, enquanto pisa o chão deste mundo, que é diverso, mas pulsa por mais vida e por mais afeto. 

O momento é de trocar as tonalidades e pintar o eu interior com outras cores, olhar ternamente para os laços humanos e vivificar o que anda desbotado. Ressignificar é colorir a existência pessoal e familiar com as tintas da esperança, da espiritualidade, da fidelidade e dos valores humanos. Viver é mesmo uma oportunidade única e ímpar. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

Leia também
Como empreendedores de Caxias estão enfrentando as incertezas causadas pelo coronavírus
Confira como os partidos em Caxias se posicionam com relação à cogitação de adiamento do processo eleitoral
Artistas caxienses contam como tentam se adaptar à nova realidade temporária, após a pandemia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros