Filmado em Farroupilha, curta "Eutanásia" estreia nesta quarta, no YouTube - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Audiovisual31/03/2020 | 16h15Atualizada em 31/03/2020 | 16h15

Filmado em Farroupilha, curta "Eutanásia" estreia nesta quarta, no YouTube

Filme é ambientado em 2030

Filmado em Farroupilha, curta "Eutanásia" estreia nesta quarta, no YouTube Luís Rech/Divulgação
Foto: Luís Rech / Divulgação

Enquanto aniversários, formaturas e casamentos são rituais de passagem em que a felicidade predomina, festas de despedida costumam carregar certo ar de nostalgia, tanto para quem parte quanto para quem fica. Mas não é o que acontece em Eutanásia, curta caxiense que estreia nesta quarta (1º), às 9h, no canal da produtora independente Consiglieri no YouTube.

Em sua última noite antes de ir embora, o protagonista Miranda (Guilherme Denadai) circula solitário e visivelmente desconfortável por diferentes grupos de supostos amigos, o que só reforça a vontade de sair de cena o mais rápido possível. Com direção de Luís Rech, produção de Maicon Firmiano e roteiro assinado em conjunto pela dupla, o filme é ambientado num distópico 2030.

Oferecendo boa dose de suspense, o curta chega a flertar, em determinados momentos, com a atmosfera surreal da série britânica Black Mirror, com direito a final contundente.

— Faz tempo que a gente queria gravar alguma história que se passasse em um festa, com essa dinâmica de vários núcleos de conversa e muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. A narrativa veio só depois, para complementar a ideia inicial, adicionando toda a simbologia que o roteiro traz — conta o diretor.

Curta caxiense Eutanásia tem estreia online<!-- NICAID(14463033) -->
Foto: Luís Rech / Divulgação

Sem patrocínio ou recursos de editais, a produção só foi possível graças ao envolvimento voluntário de uma galera movida pelo amor ao cinema. Atrás das câmeras, mais de 15 pessoas se engajaram nas gravações, que se estenderam por três finais de semana entre novembro e dezembro. Todas as cenas foram rodadas em Linha Palmeiro, no interior de Farroupilha.

— O mais difícil foi organizar a agenda (de gravações) para que todo mundo pudesse estar em cena no mesmo dia. Nosso orçamento era mínimo, então só deu para pagar as despesas básicas de alimentação e transporte do pessoal. Ninguém ganhou cachê e, mesmo assim, todo mundo ajudou. Os figurantes ajudaram a montar cenário, segurar iluminação, transportar equipamento — descreve Firmiano.

A intenção era estrear Eutanásia no cinema, mas a quarentena em virtude do coronavírus fez a dupla mudar de planos e apostar no lançamento online. Eles não descartam, no entanto, organizar uma sessão assim que o período de isolamento acabar, aproveitando para exibir produções anteriores da Consiglieri, como Carlos, Ex-Agente (2016) e Retrovisor (2017).

Enquanto isso, Rech e Firmiano já trabalham em novos projetos. Uma das ideias é um curta de animação totalmente feito à mão, utilizando como cenário a paisagem típica da Serra gaúcha. O roteiro já está pronto: conta a história de um homem que parte numa aventura em busca da fonte da juventude. A novidade ainda não tem previsão de data para chegar ao público.

PROGRAME-SE:
:: O que:
lançamento do curta “Eutanásia”, de Luís Rech e Maicon Firmiano.
:: Quando: nesta quarta (1º), a partir das 9h.
:: Onde: no canal da Consiglieri no YouTube (pelo link tiny.cc/ConsigliereYT).
:: Duração: 12 minutos.

Leia também:
Cantora Tatiéli Bueno estreia série de lives com bate-papos com profissionais de diferentes áreas
Tiffany's, o bar inesquecível  do Alfred Palace Hotel
Documento enviado para cidades gaúchas propõe ações para reduzir impactos da pandemia na cultura

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros