Feito à mão, novo livro de Pedro Guerra será lançado nesta sexta, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Literatura05/03/2020 | 09h33Atualizada em 05/03/2020 | 09h33

Feito à mão, novo livro de Pedro Guerra será lançado nesta sexta, em Caxias do Sul

"Febre" terá sessão de autógrafos no Prataviera Shopping

Feito à mão, novo livro de Pedro Guerra será lançado nesta sexta, em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Páginas foram confeccionadas pelo autor, uma a uma Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Para a medicina, febre é a elevação da temperatura corporal como resposta a doenças ou perturbações orgânicas. Para o escritor caxiense Pedro Guerra, é quando o corpo expulsa um vício que não faz bem — e também o nome escolhido para o seu 12º livro, que terá sessão de autógrafos nesta sexta (6), das 17h às 21h, no Prataviera Shopping.

Seguindo a receita que deu certo com o antecessor Vício (2018), sucesso de vendas entre o público adolescente, Febre foi totalmente produzido à mão, página por página. A lista de materiais utilizados vai de palitos de picolé a folhas de antigos mimeógrafos escolares. Filtros de café, fotos, canudinhos, papel toalha, fita isolante, tinta e papel carbono também entraram na confecção — na tentativa de traduzir visualmente os sentimentos de Pedro em relação aos textos, poemas e desabafos existenciais que povoam a obra do início ao fim.

— É um livro que traz sentimentos que o leitor mais jovem se identifica muito fácil, principalmente quem está vivendo o primeiro amor, as primeiras decepções. E essa coisa de ser artesanal transparece mais sinceridade, facilita a conexão com o leitor. Eu consigo ser muito mais autêntico num texto que traz minha própria letra — explica o autor.

A pegada artesanal não para por aí. Febre terá cheiro em duas páginas específicas — e quem escolhe o aroma é o leitor, tanto no dia do lançamento quanto se comprar posteriormente pelo site oficial. A ideia é que a leitura seja uma experiência multissensorial, capaz de aguçar os sentidos e a memória afetiva.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 02/03/2020 - Febre é o título do mais recente do livro do escritor Pedro Guerra. (Marcelo Csagrande/Agência RBS)<!-- NICAID(14437413) -->
Pedro Guerra utilizou de palitos de picolé a fita isolante na produção do livroFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O autor também organizou uma playlist exclusiva com mais de 13 horas de música, contemplando de Billie Eilish a The Cure, com dezenas de canções que inspiraram a criação do livro. Para quem curte ler ouvindo música, basta procurar no Spotify pelo título e apertar o play.

Por fim, ainda é possível escolher entre duas versões da obra: a simples, que vem com dedicatória personalizada, ou a edição especial, com direito a uma caixinha de madeira com mais de 10 itens exclusivos. Tem chá de macela, glitter, marcador de página e até pôster autografado.

— Eu gosto de ter esse cuidado de me conectar com as pessoas, de oferecer algo diferente do que só imprimir um monte de exemplares e vender. Pra mim, literatura é experiência. E me aproximar do leitor me deixa feliz — conta Pedro.

Outro detalhe: pensando em conscientizar os jovens sobre a importância da doação de sangue, o escritor lançou uma promoção. Quem doou sangue após dezembro de 2019 ganha desconto de 15%. É só levar um comprovante na sessão de autógrafos ou uma foto que comprove a data.

Ingredientes não faltam para fazer de Febre o que Pedro Guerra chama de “feito à mão, com muito amor”.

PROGRAME-SE:
:: O que:
lançamento do livro Febre, de Pedro Guerra.
:: Quando: sexta (6), das 17h às 21h.
:: Onde: praça de eventos (terceiro andar) do Prataviera Shopping (Av. Júlio de Castilhos, 2030).
:: Quanto: livro à venda por R$ 25; a edição especial, com caixinha de madeira e itens personalizados, custa R$ 50; há desconto de 15% para doadores de sangue (após dezembro de 2019, mediante comprovante) e para quem fez selfie em frente aos outdoors de “Febre” marcando o autor nas redes sociais.

Leia também:
Espetáculo "Los Meketrefes" será apresentado em Caxias no dia 13 de março
Produção italiana "Martin Eden", baseada em livro homônimo de Jack London, estreia em Caxias
Le Marché Chic e Instituto Quindim se unem para encontro  nos dias 14 e 15 de março

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros