Reunindo obras de mais de 50 artistas, exposição "Memórias Afetivas no Acervo" inaugura terça-feira, em Caxias do Sul  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Artes visuais17/02/2020 | 08h00Atualizada em 17/02/2020 | 08h00

Reunindo obras de mais de 50 artistas, exposição "Memórias Afetivas no Acervo" inaugura terça-feira, em Caxias do Sul 

Mostra pode ser conferida no Campus 8 da UCS

Reunindo obras de mais de 50 artistas, exposição "Memórias Afetivas no Acervo" inaugura terça-feira, em Caxias do Sul  Antonio Valiente/Agencia RBS
Curadoria buscou contemplar artistas de diversas décadas e que fazem uso de diversas linguagens dentro das artes visuais Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A exposição que abre os trabalho de 2020 no Campus 8 da UCS é uma verdadeira miscelânea, que reúne grande parte do que Caxias do Sul produziu de maior talento e criatividade em artes plásticas e visuais nas últimas cinco décadas. Memórias Afetivas no Acervo, que abre para visitação amanhã, reúne 53 obras de 55 artistas cuja trajetória se cruza com a do Campus 8, seja como aluno ou docente. A curadoria é das professoras Mara Galvani e Silvana Boone.

Entre os nomes pinçados do acervo para a mostra estão alunos e egressos da graduação e da pós-graduação da UCS, professores e ex-professores, participantes de exposições individuais ou coletivas que marcaram a história do Campus 8, além de integrantes do Clube da Gravura e ministrantes de cursos de extensão e oficina. Uma seleção da qual é possível destacar nomes consagrados como frei Celso Bordignon, Rafael Dambros, Juventino Dal Bó e Beatriz Balen Susin; e artistas que alcançaram destaque nos últimos anos, como Lia Trei, Natália Bianchi e Nicole Martinato. Também há as participações póstumas de Adalberto Kaminsi, Marcos Vinícius Cruz e Remy de Araújo Soares. 

– Em fevereiro a UCS completa 53 anos e o curso de Artes Visuais é um dos cursos presentes desde o início da Universidade, sendo inclusive anterior a ela, como Escola Superior de Belas Artes. Durante todo esse período passaram pela instituição incontáveis artistas e muitos fazem questão de preservar uma relação afetiva com o Campus 8 e com os cursos, além da sua paixão pela arte de modo geral. Ao selecionar os trabalhos para essa mostra, além de levarmos em conta a excelência e a diversidade de linguagens, a proximidade com a Universidade foi outro critério, como o próprio nome da exposição diz – destaca a professora Mara Galvani.

Além da diversidade de nomes, a mostra também busca contemplar diferentes técnicas, linguagens, temáticas e suportes utilizados pelos artistas em suas criações, como forma de ilustrar a multiplicidade dos processos criativos envolvidos. Assim o visitante passeia por esculturas, aquarelas, gravuras, serigrafias, fotografias, desenhos e colagens com as mais diferentes referências estéticas.

– Essa exposição traz o que de mais forte os nossos cursos de artes visuais têm, que é a produção dos seus artistas. É muito bacana fazer essa interlocução entre tantas poéticas, formatos, materiais e gerações tão diversas. Temos artistas de mais de 80 anos, que fizeram parte desde o início, como a Odilza Michelon, até alunos que estão entrando agora, como o Kewin Grando e a Julia Aguiar. Ao mesmo tempo, temos nomes que já participam regularmente de galerias e de exposições, com uma caminhada importante no universo das artes. Fico muito honrada em poder selecionar obras tão importantes desse acervo tão vasto, que ajuda a contar a história das artes visuais em Caxias – acrescenta Mara.

A mostra pode ser conferida até 6 de março, no hall superior do Campus 8.

Artistas participantes

Adalberto Kaminski (in memoriam)
Amaro Albuquerque
Ana Vergamini
Beatriz Balen Susin
Bruno Éder
Celso Bordignon
Clara Koppe
Dioneia Balbinot
Elisa Zattera
Evenir Comerlatto
Felix Bressan
Fernanda Comandulli
Flávia Tronca
Gelson Soares
Genoveva Parmeggiani Finkler
Glaucis De Morais
Gustavo Pozza
Jane De Bhoni
Jaqueline Pauletti
Julia Aguiar
Juventino Dal Bó
Marcos Vinícius D. Cruz (in memoriam)
Kewin Grando
Lidia Stangherlin
Lissandro Stallivieri
Janete Kriger (kriger-stallivieri)
Mádia Bertolucci
Mara Galvani
Marciah Casal
Margarete Beatriz Zanchin
Maria Do Carmo Verdi
Maria Helena Wagner Rossi
Mariana Silva
Marinês Busetti
Maurício Morandi
Mayta Pasa
Myra Gonçalves
Natália Bianchi
Nicole Martinato
Nilton Dondé
Odilza Michelon
Pitch
Rafael Dambrós
Remy De Araújo Soares (in memoriam)
Rita Brugger
Rosali Plentz
Sergio Lopes
Sinara Maria Boone
Thaila Rossi Silveira (LIA Trei)
Valdir Dos Santos
Valéria Rheis
Vera Martini
Véra Stedile Zattera
Verlu Macke
Vitor Senger

PROGRAME-SE
O quê
: exposição Memórias Afetivas no Acervo, de diversos artistas
Quando: visitação de amanhã até 6 de março
Onde: (Campus 8 - UCS, Av. Frederico Segala, 3099)
Quanto: visitação gratuita 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros