Quarta edição do Festival Multicultural Guaporock se inicia nesta sexta-feira, em Guaporé - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música13/02/2020 | 16h51Atualizada em 13/02/2020 | 16h51

Quarta edição do Festival Multicultural Guaporock se inicia nesta sexta-feira, em Guaporé

Evento terá mais de 20 bandas em três dias, no Autódromo Internacional de Guaporé

Quarta edição do Festival Multicultural Guaporock se inicia nesta sexta-feira, em Guaporé Tatiane Cousandier/Divulgação
Banda Bardos da Pangeia é uma das atrações do Guaporock, que realiza sua quarta edição Foto: Tatiane Cousandier / Divulgação

Talvez por estar fora das rotas mais lembradas, o Festival Multicultural Guaporock, em Guaporé, não alcance a devida repercussão que mereça. Trata-se de uma iniciativa às portas de completar uma década, surgida de maneira despretensiosa, mas que neste fim de semana irá reunir mais de 20 bandas de todo o Estado, em sua quarta edição. Com expectativa de levar mais de três mil pessoas ao Autódromo Internacional de Guaporé, o festival também inclui outras manifestações artísticas, como dança, teatro e cinema, feira de artesanato, acampamento, palestras e oficinas. 

Para resgatar a história, vale lembrar que o Guaporock surgiu em 2013, como o título para uma coletânea em CD que reunia o trabalho de bandas da cena autoral de Guaporé  O objetivo era levar a divulgação para além do município, com roupagem profissional que a mídia física ainda proporciona, mesmo na era do streaming. Após duas coletâneas e iniciativas paralelas como o Rock Contra o Frio, sempre com viés filantrópico atrelado à música, o festival teve sua primeira edição em 2016. De lá para cá, agregando parcerias e contando com o trabalho de mais de 30 voluntários, o Guaporock só cresceu, ao ponto de entrar para o calendário oficial de eventos da cidade. 

— Ficamos muito felizes por o festival estar crescendo a cada ano e por conseguir ser o único do Sul do Brasil com esse porte e abrangência a se manter gratuito, enquanto outros de proposta semelhante precisam cobrar ingressos cada vez mais caros, por diversos motivos. Nisso é muito importante contar com o apoio da prefeitura, que cede o espaço e banca palco, som e iluminação, dos voluntários e também da Lei de Incentivo à Cultura do Estado — destaca Ednei Genari, um dos idealizadores do festival. 

A atual edição traz nomes conhecidos dos festivais de música independente, como a Cuscobayo, de Caxias do Sul, Os Bardos da Pangeia, de Bento Gonçalves. Entre os destaques estão os veteranos da Suco Elétrico, de Porto Alegre, que comemoram 20 anos de banda; o tributo a The Allman Brothers da Monty Python, de Bento; e a Estragonoff, expoente da periferia da Capital que mistura punk e ska em músicas autorais. 

_ Um premissa do festival é misturar bandas que estejam evidência, como a Cuscobayo, outras que se destaquem por seu trabalho social, como a Oriundos do Gueto, e também nomes que ajudaram a construir a história do rock no Estado e no país, como os Garotos da Rua, que estiveram no topo no passado, mas ainda mantém sua importância e merecem ser reverenciadas. Na primeira edição tivemos a histórica banda Casa das Máquinas, que também foi uma ocasião bem legal  _ comenta Ednei, ao explicar a seleção do line-up do evento.

Além da parte musical, há muito mais para o público curtir: oficinas de musicotrapia, entalhe em madeira e jiu-jitsu, apresentações de dança com companhias locais e esquetes teatrais com o grupo Trupe de Maricas, de Caxias do Sul. A programação completa, assim como o mapa e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.guaporock.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira
18h: Os Descoisados (Guaporé)
19h: In Manibus (Erechim)
20h: Youngs die Young (POA)
21h: Jogo Sujo (Bento Gonçalves)
22h: Suco Elétrico (POA)
23h: The Nada Jazz (Bento Gonçalves)
0h: Cuscobayo (Caxias do Sul)
1h30min: Os Pelicanos (Bento Gonçalves)
2h30min: Dall (POA)

Sábado
18h: Tarja Preta (Guaporé)
19h: Zangaia (Estrela)
20h: Dezert Sons (Passo Fundo)
21h30min: Monty Python - tributo Allman Brothers (Bento Gonçalves)
22h30min: Os Bardos da Pangeia (Bento Gonçalves)
23h30min: King Jim e Justin - tributo Garotos da Rua (POA)
1h: Banda 5:18 (Não Me Toque)
2h: Punkzilla (POA)
3h: Estragonoff (POA)

Domingo
14h30min: Esquetes teatrais com o grupo Trupe de Maricas
15h. Oriundos Do Gueto (POA) (Nica Id: 13794449)
16h. Betina Pegorini e Banda B (POA)
17h. Mamute Patriota (Lagoa Vermelha)
18h. Thiago Reder e Silhueta Campeira (Guaporé)

Agende-se
O quê
: 4ª Festival Multicultural Guaporock
Quando: hoje e amanhã a partir das 18h, domingo a partir das 14h30min
Onde: Autódromo Internacional de Guaporé
Quanto: entrada gratuita (obrigatória a doação de dois quilos de alimento na entrada do evento)

Leia também
André Costantin: os pinheiros
"Para mim, isso aqui é a Disneylândia", diz Xuxa colhendo uvas em Bento Gonçalves
Rodrigo Hilbert esteve na Serra participando de sessão de fotos para grife masculina
Drinks com chá?, workshop em Caxias te ensina a fazer 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros