Grupo Arco-Íris leva festa e conscientização para a rua nesta segunda, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Carnaval24/02/2020 | 07h00Atualizada em 24/02/2020 | 07h00

Grupo Arco-Íris leva festa e conscientização para a rua nesta segunda, em Caxias

Bloco será realizado na Estação Férrea

Grupo Arco-Íris leva festa e conscientização para a rua nesta segunda, em Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
Iniciativa é da ONG Construindo Igualdade Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O objetivo é sempre ocupar os espaços, quanto mais representatividade melhor. Com essa ideia em mente surge, nesta segunda (24), a primeira edição do bloco de rua próprio do grupo Arco-Íris, braço carnavalesco da ONG Construindo Igualdade, que dedica-se ao ativismo pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/transgêneros, queer, intersexo, assexuais) em Caxias. A participação do grupo no Carnaval de rua da cidade acontece há pelo menos quatro anos, mas em 2020 um passo maior foi dado: agora a ONG tem um bloco para chamar de seu. E o melhor, ele é aberto a todos os tipos de pessoas.

Leia mais
ONG Construindo a Igualdade lança seu primeiro bloco de Carnaval, o Arco-Íris
ONG Construindo a Igualdade inaugura Espaço Literário Natalia Borges Polesso

— Sempre invadimos outros blocos. Ano passado, já queríamos colocar nosso bloco na rua, mas não conseguimos devido as mesmas dificuldades que muitos blocos enfrentaram também naquele ano. Agora estamos realizando este sonho do bloco inclusivo, aberto para todas as pessoas que se sentem diferentes em algum contexto da sociedade — explica Cleonice Araujo, presidente da ONG.

A primeira edição do Bloco Arco-Íris será estática — não haverá cortejo —, mas isso não quer dizer que não haverá muita movimentação. Pelo contrário, estão previstas diversas atrações em música, performance, shows e tudo que uma folia de carnaval sugere. Parcerias com instituições como a Apae vão garantir a presença de foliões que buscam espaço e representatividade em diferentes âmbitos da sociedade, no carnaval também.

A festa começa às 17h, mas a partir das 14h, vários profissionais (entre eles, psicólogos) estarão presentes na Estação Férrea para celebrar outro importante papel da ONG Construindo a Liberdade: a luta por conscientização. 

— Estaremos com integrantes do Núcleo de Enfrentamento e Acolhimento a Vítimas de LGBTFobia, Mulheres Vítimas de Violência Sexual e Pessoas Vivendo com HIV. A ideia é que possamos levar informação e mostrar para a população que ela tem direitos e que existem pessoas lutando para que esses direitos sejam cumpridos — adianta a presidente.

O núcleo citado por Cleo é um projeto que será apresentado oficialmente à comunidade no dia 28 de fevereiro, às 19h, na Sala Geni Peteffi da Câmara de Vereadores de Caxias. O encontro é aberto ao público e vai explicar mais sobre as ações em defesa da cidadania e combate à discriminação e violência que o grupo, ligado à ONG Construindo Igualdade, pretende realizar neste ano.

Além da criação do Núcleo de Enfrentamento e Acolhimento, a ONG também festeja a abertura de sua primeira biblioteca, o Espaço Literário Natalia Borges Polesso (em homenagem à escritora premiada com o Jabuti), ocorrida na última sexta. Ações positivas que ganham como aliada a criação do primeiro Bloco Inclusivo Arco-Íris, mais um reforço na missão igualitária da ONG.  

— Espero que todos possam brincar com respeito, igualdade, não é um bloco só para o público LGBTQIA+, é para pessoas da terceira idade, para mulheres não importando a roupa... Queremos mostrar que existe diversidade em todos os espaços — defende Cleo.

PROGRAME-SE
O quê: Bloco Inclusivo Arco-Íris.
Quando: nesta segunda (24), das 17h às 21h.
Onde: Estação Férrea (Rua Augusto Pestana, em frente a Casa das Máquinas).
Atrações: trio elétrico, performances, drags, DJs Queenie Storm, Tyra Lopez, Giu Muniz, Fábio Cavalcante, Gisela Nitzsche, Yanka Dobrecovic, Luan Athayde, Felipe Esteves, Gui Filippon, Mari Alencastro, Rubens Vargas.
Quanto: entrada franca. 

OUTROS BLOCOS
Bloco do Ju: nesta segunda, a partir das 16h, na Estação Jaconera (no estádio Alfredo Jaconi).
Bloquinho Agora Vai: nesta terça, às 14h, no Barra Garden (Avenida São Leopoldo, 1.115, bairro São Leopoldo).
Bloco da Velha no Boss Pub Chopperia: nesta terça, às 17h. Rua Ernesto Alves, 2.350, Centro

Leia também
Na Cozinha: aprenda a fazer um drink novo para curtir o Carnaval
A vida após o bullying: como é a luta para superar a violência sofrida na infância e na adolescência
Tríssia Ordovás Sartori: de "shortinho Anitta" ou de burca, precisamos de respeito. Só



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros