Garibaldi celebra carnaval com marchinhas e cortejo pelo Centro Histórico - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Folia das antigas14/02/2020 | 07h00Atualizada em 14/02/2020 | 07h00

Garibaldi celebra carnaval com marchinhas e cortejo pelo Centro Histórico

Bloco do Bepi anima foliões neste sábado, a partir das 18h

Garibaldi celebra carnaval com marchinhas e cortejo pelo Centro Histórico Alexandra Ungaratto/Divulgação
Foto: Alexandra Ungaratto / Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, os casarões centenários do Centro Histórico de Garibaldi servirão de cenário para o Carnaval Retrô. O cortejo vintage, que resgata a atmosfera brincalhona dos antigos carnavais de salão, terá início às 18h deste sábado, percorrendo alguns quarteirões da Rua Buarque de Macedo, onde um palco foi montado para animar os foliões.

A festa será conduzida pelo Bloco do Bepi, agremiação que reúne instrumentistas da Orquestra Municipal de Garibaldi e outras bandas tradicionais da cidade. Seguindo a receita da primeira edição, o repertório estará recheado de marchinhas que estão na ponta da língua de quem gosta de brincar o carnaval: Ó Abre Alas, A Jardineira, Chiquita Bacana, A Pipa do Vovô e Cachaça Não é Água são apenas alguns exemplos do que deve tocar por lá.

— Ficamos muito felizes com a repercussão positiva da primeira edição. Sempre que pensamos num evento, colocamos dois fatores como prioridade: envolvimento comunitário e cunho histórico e cultural — salienta Paulo Salvi, secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi.

Uma das novidades desta edição fica por conta do lançamento de um samba enredo, com letra de Renan da Silva Poletto e música de Bruno Gelmini. Os versos homenageiam o herói farroupilha Giuseppe Garibaldi, descrito como um marinheiro lendário que passou pelo Rio Grande do Sul entre amores e batalhas.

a
Inspirado em Giuseppe Garibaldi, Bepi é o mascote do blocoFoto: Arte de Eliseu Demari / Reprodução

A exemplo do ano passado, quando a adesão do público surpreendeu a organização, a expectativa é superar 5 mil foliões — número expressivo ao levarmos em conta que a população local é de 35 mil habitantes, conforme o IBGE.

— Recebemos ligações de guias turísticos que virão com excursões de Porto Alegre e Novo Hamburgo. Isso está fazendo com que Garibaldi fortaleça o turismo através de seus eventos. O carnaval, que está só na segunda edição, já está trazendo frutos. Quando um evento se consolida, todo o trade turístico começa a faturar, como acontece na Fenachamp e no Natal Borbulhante — comemora o secretário.

O Carnaval Retrô de Garibaldi nasceu de uma parceria do poder público com a iniciativa privada. A prefeitura entra com a parte logística, garantindo sonorização, estrutura de palco, orientação de trânsito e serviço de limpeza urbana, enquanto os estabelecimentos locais ficam responsáveis pela comercialização de comidas, bebidas e das camisetas personalizadas da festa.

PROGRAME-SE
:: O que:
Carnaval Retrô de Garibaldi.
:: Quando: neste sábado, das 18h à meia-noite.
:: Onde: cortejo pela Rua Buarque de Macedo.
:: Quanto: entrada gratuita.

Leia também:
Ária Trio abre a série "Concerto Interior" com apresentação neste domingo, em Caxias do Sul
Orquestra da UCS perde metade de seus músicos
Mona Carvalho retorna à Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros