Frei Jaime: você não está sempre motivado, então aprenda a ser disciplinado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião 19/02/2020 | 10h08Atualizada em 19/02/2020 | 10h08

Frei Jaime: você não está sempre motivado, então aprenda a ser disciplinado

A motivação faz toda diferença no cotidiano que, tantas vezes, se apresenta repleto de exigências

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quarta-feira chega sem pressa, mas com a decisão de oportunizar muita vida para este dia... Cabe a nós fazer as melhores escolhas... Feliz daqueles que escolhem arregaçar as mangas e lutar... Viver é muito bom! Abençoado dia! 

"Você não está sempre motivado; por isso precisa aprender a ser disciplinado." 

A motivação faz toda diferença no cotidiano que, tantas vezes, se apresenta repleto de exigências. Uma pessoa motivada não necessita improvisar reações, pois carrega consigo um desejo profundo de vida e de superação. É difícil eliminar os obstáculos, mas é possível encontrar alternativas para ultrapassar aquelas barreiras próprias de um tempo de muita interação. Quanto maior o número de contatos e de relacionamentos, maiores são as alegrias, mas também volumosos poderão ser os problemas. É certo que nem todos conseguem permanecer motivados diuturnamente. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime? Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

Porém, todos podem assumir a disciplina como uma forma de valorizar o que é importante e necessário. Em alguns momentos a vontade parece tomar distância e muitas obrigações são relegadas a um segundo plano. É um belo esforço manter-se motivado, mas se nem sempre tal façanha lograr êxito, abraçar a disciplina é conveniente e imprescindível. Quando a vida é pautada pela disciplina, o desgaste físico e emocional é bem menor. Ser disciplinado não significa abdicar da liberdade e da espontaneidade, mas ser capaz de continuar trilhando o caminho da dignidade e do amor próprio, apesar das dificuldades. 

Um dos sinais de ausência de disciplina se faz visível nas diferentes desistências. É comum encontrar pessoas que desistiram de estudar, de dar o melhor de si no emprego, de cuidar da própria saúde. Muitas pessoas desistem até do maior tesouro, que é a família. Toda a desistência comporta uma consequência. Mas nada é tão desalentador quanto à desistência de amar. As pessoas que desistem de amar, tornam-se mendigas de afeto. A ausência de amor tem infinitas consequências, inclusive no aumento das diversas dependências. É uma boa dica fazer as pazes com a disciplina, uma vez que nem sempre a motivação estará ao alcance das mãos. Pessoas felizes são disciplinadas e encantadas com a singular arte de viver. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

Leia também
Jovem de Bento Gonçalves é selecionado para participar de programa de trainee na Disney
Carreta pega fogo na RS-453, em Caxias do Sul
"Para nós ainda é um mistério", diz irmã de motorista morto em acidente envolvendo um ônibus em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros