Frei Jaime: os sonhos não cabem em quatro paredes, precisam de espaço - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião07/02/2020 | 06h15Atualizada em 07/02/2020 | 06h15

Frei Jaime: os sonhos não cabem em quatro paredes, precisam de espaço

A aprendizagem é uma das melhores formas de provar a liberdade

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chega e anuncia que a 1ª semana de fevereiro já está findando.... Os dias fazem o que eles mais sabem fazer: passar! O tempo é uma dádiva: saibamos viver intensamente cada momento. Feliz 1ª sexta-feira do mês! Muita paz no coração! 

"Será necessário se afastar de alguns pombos, para começar a voar como as águias." 

A aprendizagem é uma das melhores formas de provar a liberdade, pois é necessário descobrir que, mesmo sendo invisíveis, todos carregam consigo asas e são capazes de levantar voo. Qualquer aprendizado necessita de espaço, coragem e flexibilidade. Para agregar o novo, é preciso desfazer-se de uma visão inadequada de mundo e apropriar-se de algo mais amplo e pleno. A vida acontece e é influenciada também pelo meio, onde cada qual está inserido. Mas ninguém é somente resultado do seu meio. A superação transforma histórias de vida em casos de sucesso. Os sonhos não cabem em quatro paredes, precisam de espaço e de horizonte. Nem mesmo o destino é capaz de prender quem tomou consciência de que tem asas e precisa voar. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Não se trata de excluir do relacionamento, mas ninguém alcança outros patamares se permanecer ouvindo as repetidas desmotivações de quem acha que é impossível voar. Os ambientes excessivamente negativos fazem mal para o corpo e para a alma. Por isso, mesmo sendo singelos, é necessário tomar distância de alguns pombos para poder voar como as águias. O respeito não deve ser negado a ninguém, mas se necessário for, um pouco de distância impedirá que o negativo relativize o positivo. É comum encontrar aqueles que são adeptos ao caos: nada dá certo, tudo é péssimo, tudo tem defeito. É interessante como tais posturas e crenças acabam neutralizando a esperança. 

Para permanecer lado a lado com uma pessoa pessimista é necessário ter muita energia e disposição, caso contrário o contágio será inevitável. Tomar distância de alguns pombos não é faltar com respeito, é proteger-se para poder dar continuidade aos sonhos e planos. Todos podem ser águias, contanto que estejam preparados para alcançar as alturas, sem perder a humildade, que é a essência de todos aqueles que descobrem que para ser grande, é necessário permanecer pequeno. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Homem morre ao colidir carro contra poste na BR-470 em Garibaldi 
Motorista fica ferido depois de bater em árvore e capotar carro na BR-470 em Vila Flores
Identificada vítima do primeiro homicídio de 2020 em Bento Gonçalves  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros