Frei Jaime: é visível a sede que a humanidade tem de sabedoria  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião 27/02/2020 | 06h00Atualizada em 27/02/2020 | 06h00

Frei Jaime: é visível a sede que a humanidade tem de sabedoria 

Nem todos sabem viver de forma simples

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando lentamente... Como é bom sentir paz no coração... A vida está voltando, aos poucos, ao seu ritmo normal... Que bom viver e dar conta dos compromissos... Não importa o tamanho dos desafios... Deus vai abrindo caminhos e nós vamos seguindo em frente! Feliz dia! 

"Somos inundados de informações e sedentos de sabedoria." (Z. Bauman).

O ser humano é, por excelência, um ser em comunicação. Ninguém fala somente por palavras. O olhar tem sua própria linguagem, as mãos comunicam, os gestos expressam sentimentos, o corpo é comunicação total. Com a multiplicação dos meios, as informações são instantâneas. Há tempo as distâncias foram eliminadas, por força das diferentes tecnologias e redes. As facilidades estão sempre sendo descobertas e aperfeiçoadas. É admirável contabilizar quantos sacrifícios foram eliminados, por força da inovação. Porém, a vida precisa ser cuidada de dentro para fora, pois a exterioridade, por si só, não é capaz de acalentar o coração e de selecionar os pensamentos. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime? Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

É visível a sede que a humanidade tem de sabedoria. Nem todos sabem viver de forma simples, priorizando o essencial. As pessoas sábias conseguem fazer a distinção entre o certo e o errado, o amor e o ódio, a verdade e a mentira. Se houvesse mais sabedoria não seria tão evidente a dura realidade que brota das injustiças sociais, onde alguns têm tudo e outros nada. Não poucas pessoas jogam pão fora e outras procuram por migalhas. A informação sempre será necessária, mas a sabedoria não pode ser dispensada. 

O conhecimento aumenta a consistência da sabedoria, mas são os valores humanos que possibilitam a convicção. É interessante perceber com as pessoas sábias buscam momentos de silêncio, pois necessitam ordenar os pensamentos, tomando distância dos ruídos e algazarras. Além do silêncio, os sábios lidam bem com as palavras, pois dificilmente dizem mais do que o necessário. Ser sábio é ser feliz, a partir do universo interior, onde os afetos não se agitam indisciplinadamente. Todo sábio tem um caso de amor com a vida que leva, fazendo da paciência um caminho à felicidade.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Idoso passava as noites dentro de carro na rodoviária de Caxias
Assaltantes invadem casa e mantêm família refém em Caxias do Sul
Dono de bar é baleado no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros