Frei Jaime: a cada amanhecer é possível lapidar e reinventar a vida - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião04/02/2020 | 06h15Atualizada em 04/02/2020 | 06h15

Frei Jaime: a cada amanhecer é possível lapidar e reinventar a vida

O aperfeiçoamento depende muito dos sonhos e das metas, que a própria pessoa propõe para a sua trajetória existencial

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando aos poucos... Pensando perto e longe, ao mesmo tempo... Tomando consciência dos compromissos deste dia... Muito ou pouco, sempre tem algo a ser feito! Então, vamos lá! Vai dar certo! 

"Não precisa ter muita coisa na vida. Tendo noção, já é meio caminho andado." 

A existência é uma valiosa obra inacabada. A cada amanhecer é possível acrescentar, lapidar e reinventar a vida. O aperfeiçoamento depende muito dos sonhos e das metas, que a própria pessoa propõe para a sua trajetória existencial. A busca pelo ter sempre ficou em destaque. Mas, hoje, alguns já começam a trilhar em outras direções. O desejo de ter coisas sempre estará no âmago da vida, mas não necessariamente deva ser a única meta. São muitos os que já descobriram outros ganhos, de considerável valor. 

A experiência vivencial é capaz de pautar novas buscas e agregar maior significado, para além de simplesmente ter um amontoado de coisas. Talvez nem seja a maturidade a habilidade capaz de permitir outra síntese para os dias e os anos. As novas gerações não sonham tanto com a propriedade, com o acúmulo e a ostentação. É encantador ver pessoas jovens preocupadas com os problemas da humanidade, do planeta e engajadas em causas sociais. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

O voluntariado dá sinais de avanços, de empolgação e de revolução, tendo a paz como munição. O mundo não caminha para o caos, as ideologias, sim. A ânsia pela liberdade faz com que as tonalidades sejam abandonadas e as molduras se transformem numa espiral, que indica o infinito, como a direção dos próximos tempos. Mas o que não pode faltar para nenhum caminheiro é a noção. Quem tem a noção das coisas e da vida, já trilhou meio caminho. Como é triste a vida daqueles que não têm o mínimo de noção. Uma pessoa sem noção é frágil e vulnerável, qualquer coisa serve. Para adquirir a noção das coisas é necessário ter humildade. Somente os humildades estão dispostos a percorrer o extenso caminho da aprendizagem. 

Algumas noções levam à felicidade: a noção da bondade, do amor, da justiça, da fidelidade e da solidariedade. Sim, não é necessário ter muitas coisas, mas não pode faltar o bom senso, que equilibra a noção de cada coisa. De fato, ter noção é meio caminho andado. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Homem morre ao colidir carro contra poste na BR-470 em Garibaldi 
Motorista fica ferido depois de bater em árvore e capotar carro na BR-470 em Vila Flores
Identificada vítima do primeiro homicídio de 2020 em Bento Gonçalves  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros