Com três orquestras internacionais, "Gramado in Concert" inicia sua 6ª edição sexta-feira - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Música05/02/2020 | 08h00Atualizada em 06/02/2020 | 16h40

Com três orquestras internacionais, "Gramado in Concert" inicia sua 6ª edição sexta-feira

Evento reunirá 400 estudantes de música de todo o Brasil e do exterior. Programação terá diversos recitais e concertos abertos ao público

Com três orquestras internacionais, "Gramado in Concert" inicia sua 6ª edição sexta-feira Divulgação/Divulgação
Sexta edição do evento tem programação recheada e participação de 400 estudantes de música, escolhidos entre 700 inscritos Foto: Divulgação / Divulgação

Ao ser um dos idealizadores do Gramado in Concert, que nesta sexta-feira inicia sua sexta edição, o secretário de Cultura  de Gramado, Allan John Lino, imaginava que, somente por volta de sua 15ª edição, o evento teria números parecidos com o que já alcançou: a partir de sexta-feira, 400 estudantes de música, selecionados num universo de 700 inscritos de todo o Brasil e da América Latina, subirão a Serra para uma imersão criativa com professores do primeiro escalão da música orquestral no mundo. Ao mesmo tempo, a comunidade gramadense e os muitos turistas que visitam a cidade terão uma intensa programação de concertos e recitais gratuitos.

Allan atribui o sucesso do evento ao fato dos diversos agentes da cidade (prefeitura, trade turístico, comunidade em geral) terem abraçado a vocação do município e da Região das Hortênsias para receber eventos culturais, tanto privados quanto públicos, como é o caso do In Concert.

– O festival atingiu muito rapidamente a sua identidade, que se deve à preocupação, desde o começo, com o nível de excelência de alunos e de professores. Isso é mérito da produção e da curadoria, que nunca priorizou crescer em quantidade, mas sim em qualidade. Percebo também a importância de ser um festival que saiu de dentro de uma orquestra, que é a sinfônica de Gramado, onde nasceu a ideia a partir de seminários que foram o embrião do festival. De outro lado, existe a necessidade que o município identificou de ter eventos o ano todo, com a mesma preocupação quanto ao padrão. Podemos elencar um calendário de eventos que preenche o ano todo e que são referência em seu ramo, seja na cultura, na gastronomia ou no turismo – destaca o secretário.

As apresentações de orquestras, grupos de câmara, duos e trios serão realizadas na Rua Coberta, na Praça das Etnias, nas linhas rurais e no auditório do Hotel Serrazul. Uma novidade deste ano é o incremento da programação com a presença de três orquestras internacionais, todas acadêmicas e que chegam a Gramado sem custos, através de convênios com os respectivos países: a Seoul Metropolitan Youth Orchestra, da Coreia do Sul; a Tailin Old Town String Orchestra, da Estônia; e a Orquestra Nacional Juvenil Bicentenario del Perú, do Peru.

A abertura, nesta sexta-feira, ficará a cargo da Orquestra Sinfônica de Gramado, com regência do maestro Linus Lerner, em concerto com a participação de solistas que também são professores do evento. 

No encerramento do evento, no dia 15, a orquestra gramadense volta a se apresentar, na companhia de um coro de mais de 100 vozes e de solistas, desta vez para executar a 9ª Sinfonia de Beethoven. A apresentação marca o aniversário de 250 anos do nascimento do compositor alemão, celebrado em 2020.

Destaques da programação

Sexta-feira
20h, Expogramado
Abertura do evento com a Orquestra Sinfônica de Gramado e solistas convidados

Sábado
11h, Praça das Etnias
Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará
20h, Hotel Serrazul
Tallinn Old Town Music School String Orchestra (Estônia)

Domingo
20h, Hotel Serrazul
Seoul Metropolitan Youth Orchestra (Coreia do Sul)

Terça-feira
20h Hotel Serrazul
Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil Bicentenário del Perú

Quinta (13)
20h, Exprogramado
Banda Sinfônica do Festival

Sexta-feira
20h, Exprogramado
Orquestra Sinfônica B do Festival e solistas

Sábado (15)
10h, Centro Municipal de Cultura
Recital de alunos (diversos instrumentos)
14h, Rua Coberta
Recital das classes de sopro e percussão
19h, Expogramado
Concerto de Encerramento - 9ª Sinfonia de Beethoven

 Leia também
Oficinas culturais gratuitas estão com inscrições abertas em Caxias 
Happy Hour UCS propõe shows gratuitos para animar o fim de tarde no campus
Banda Rosa Tattooada é atração em São Francisco de Paula neste fim de semana
"Mudança de Hábito" e "Trainspotting" são atrações desta terça no Cinema de Verão, em Caxias
Bloco da Velha terá palco de dois andares  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros