Casa & cia: arquitetura escolar potencializa aprendizagem - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Tendências21/02/2020 | 15h30Atualizada em 21/02/2020 | 15h30

Casa & cia: arquitetura escolar potencializa aprendizagem

Colégio de Caxias apostou nas transformações para o novo pátio infantil

Casa & cia: arquitetura escolar potencializa aprendizagem Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

* Especial para o Almanaque.

Com a concepção de que o espaço pode funcionar como um elemento determinante no processo de educação, o colégio La Salle Carmo apostou nas transformações possíveis por meio da arquitetura para o novo pátio infantil.  

– Depois do professor e dos livros, o espaço é o terceiro elemento determinante da aprendizagem – afirma a arquiteta Taísa Festugato, especialista em arquitetura escolar e sócia do escritório Vazquez Arquitetos, responsável pelo projeto. Assim, todo o espaço foi pensado para desenvolver a autonomia da criança e permitir que ela seja protagonista de suas ações, seguindo as orientações da coordenadora da educação infantil Rosane Lucena, que pontuou a necessidade de inovar no espaço infantil e relacionar o ambiente escolar com a prática pedagógica da escola.

Arquitetura escolar potencializa aprendizagem.<!-- NICAID(14424351) -->
Foto: Divulgação / Divulgação

Leia mais
Casa & Cia: inspire-se em ambientes que integram arte e estilo de vida
Casa & cia: inspire-se na decoração funcional e prática de um apartamento para aluguel temporário em Gramado

Os brinquedos passam a ser elementos que permitem múltiplas atividades e estimulam a criatividade e psicomotricidade das crianças. Caixas sobrepostas podem funcionar como palco, barco, casa... Todo o ambiente foi revestido por uma casca curva, que acomoda as irregularidades do espaço, como se fosse uma grande nuvem branca que ao mesmo tempo que transmite paz, libera a imaginação dos pequenos. A entrada das salas é marcada por túneis de cores marcantes que facilitam sua identificação. O projeto aproveitou a iluminação natural do ambiente e resolveu a grande reverberação acústica do espaço com o uso de forro colmeia de EPS.

O grande desafio para a reforma foi o pouco tempo para a execução, pois os trabalhos precisavam ser feitos durante as férias escolares, em pouco mais de um mês. A coordenação da reforma por arquitetos garantiu que tudo ocorresse conforme o cronograma e, na volta às aulas, o espaço estivesse pronto para receber os pequenos.

– Quem passava na escola uma semana antes perguntava se iria estar pronto no prazo – conta o arquiteto Deivid Mazzochi, responsável pela execução junto com a Treviso Arquitetura. 

Arquitetura escolar potencializa aprendizagem.<!-- NICAID(14424350) -->
Foto: Divulgação / Divulgação

Leia também
Agenda: Alexandre Pires e Raça Negra fazem show nos Pavilhões da Festa da Uva em março
Confira as atrações dos blocos de rua que animam o Carnaval de Caxias neste fim de semana
Nivaldo Pereira: peixes na avenida

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros