Sovaco de Cobra e Duo Finlândia são atrações da Tum Tum de Verão, neste domingo, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música24/01/2020 | 10h00Atualizada em 24/01/2020 | 10h00

Sovaco de Cobra e Duo Finlândia são atrações da Tum Tum de Verão, neste domingo, em Caxias

Mostra leva dobradinha de shows ao Parque dos Macaquinhos, a partir das 15h

Sovaco de Cobra e Duo Finlândia são atrações da Tum Tum de Verão, neste domingo, em Caxias Divulgação/Divulgação
Formado em Pelotas, trio Sovaco de Cobra homenageia mestres do choro e do samba Foto: Divulgação / Divulgação

A Mostra Tum Tum Instrumental sai do teatro rumo a um dos lugares mais queridos de Caxias do Sul para a penúltima edição da sua 7ª Temporada, neste domingo. Intitulada Tum Tum de Verão, a dobradinha de shows com Sovaco de Cobra e Duo Finlândia está marcada para o Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos), a partir das 15h. Também haverá feira criativa, com expositores locais e marcas independentes. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Teatro do Sesc, por isso é importante estar atento às redes sociais para a confirmação se o clima estiver instável.

Leia mais
Conheça as atrações do Tum Tum de Verão, em Caxias

Formado em 2006 em Pelotas, pelos virtuosos Jucá de Leon (pandeiro), Silvério Barcellos (violão de sete cordas) e Gil Soares (flauta), o Sovaco de Cobra leva aos palcos uma mistura de choro e samba, sintetizando as aproximações entre essas duas importantes manifestações culturais brasileiras (o nome homenageia um dos mais famosos bares de choro no Rio de Janeiro). No repertório, o trio passeia pela obra de nomes como Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, além de artistas que beberam da fonte do choro e do samba, como Chico Buarque, Lupicínio Rodrigues e Tom Jobim. 

Duo Finlândia é atração no Tum Tum Instrumental, neste domingo, em Caxias do Sul
Duo Finlândia une ritmos populares do Brasil e da Argentina, com arranjos ousados e modernosFoto: Kazuo Kajihara / Divulgação

Falando em aproximações, o Duo Finlândia traz a feliz junção de Brasil e Argentina, representados pelos talentos do mineiro Raphael Evangelista (violoncelo) e de Mauricio Candussi (acordeom, teclado e programações), de Córdova. A dupla volta a Caxias ainda mais afiada do que em sua estreia por aqui, em 2014, quando se apresentou no Teatro do Sesc. Com arranjos tão ousados quanto modernos, Raphael e Mauricio exploram ritmos como tango, o candombe, a cumbia, a milonga, o baião e o frevo. O resultado é um trabalho elogiado nos cinco continentes e premiado como melhor grupo instrumental brasileiro de 2011 (Hangar Awards) e Artista Global 2012 do projeto britânico Sofar Sounds.

– É a primeira vez que levamos a mostra para o Parque dos Macaquinhos. Optamos por fazer num lugar de maior visibilidade e circulação de pessoas, além de ser um local lindo e que a gente precisa usufruir. Também é uma forma de  prestigiar quem fica na cidade durante o verão e não tem tanto acesso gratuito a eventos culturais como no restante do ano – destaca a produtora cultural à frente da Tum Tum, Juliana Pandolfo.

A Tum Tum de Verão ainda terá uma data em março, também no Parque dos Macaquinhos,  com Choro das Gurias (RS) e Tatango (Uruguai). Juliana comenta que uma nova data pode ser adicionada à 7ª temporada em abril, dependendo da captação do restante do recurso disponível pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Leia também
Receitas Ilustradas #10: bolo vegano vai te surpreender pelo sabor
Cantor sertanejo Loubet é uma das atrações musicais da La Prima Vendemmia, em Nova Roma
Agenda: ingressos para show do cover Classical Queen em Caxias estão no segundo lote

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros