Frei Jaime: o tempo ensina - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião27/01/2020 | 09h17Atualizada em 27/01/2020 | 09h17

Frei Jaime: o tempo ensina

Viver o hoje é o maior aprendizado

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Os compromissos e as exigências diárias nem sempre permitem pequenos espaços para refletir a vida, pensar no amanhã, resgatar o que foi significativo no ontem. A realidade descarta dúvidas: todos estão correndo, preocupados, pensando sem cessar no próximo final de semana, nas próximas férias.

"Algo que eu aprendi com o tempo é que você realmente tem que ter coragem na vida." (Joy Mangano)

Viver o hoje é o maior aprendizado. Não basta querer que o melhor aconteça, é preciso aceitar também o que não dá certo. Administrar a vida é muito mais do que pagar as contas; é abrir, diariamente, as janelas para ventilar a esperança, a serenidade e a paz. A vida dá certo para quem tem coragem de recomeçar, de erguer-se dos tombos, de aceitar críticas. Sem coragem, a construção existencial perde as melhores oportunidades.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

A maior parte da humanidade prefere encolher-se, não enfrentar desafios e deixar simplesmente que a vida aconteça. É evidente que algumas situações são calamitosas, mas mesmo assim é possível erguer a cabeça e costurar um novo itinerário, sempre em busca de algo melhor. É a coragem que espanta o sono e faz com que seja dado um salto da cama; é a coragem que reúne as melhores forças para continuar em frente, apesar das decepções. É com a coragem que se recebe um diagnóstico médico e se seca as lágrimas para iniciar o tratamento.

Tem pessoas que têm medo de tudo, são negativas, desconfiadas, lentas nas decisões e incapazes de cessar as lamentações. Mas não convém julgar os outros, pois cada um colherá conforme o empenho na hora de lançar a semente. Mas como são felizes as pessoas que não deixam o medo tomar conta e vão, silenciosamente, ao encontro das oportunidades, construindo uma carreira marcada pela superação. O tempo não só passa, ele ensina e proporciona a coragem de viver. Sim, viver é algo extraordinário.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Gruta do Divino Pai Eterno reúne fiéis no bairro Kayser, em Caxias do Sul
Com 27 filmes em exibições espalhadas pelos bairros de Caxias, Cinema de Verão inicia nesta segunda-feira
Motorista embriagada é presa por morder e ofender policiais em Vacaria

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros