Frei Jaime: o ideal é alcançar o patamar de amar sem possuir - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião08/01/2020 | 06h15

Frei Jaime: o ideal é alcançar o patamar de amar sem possuir

A construção de uma personalidade saudável é uma tarefa que envolve muitas pessoas

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sono é sempre insistente, mas é hora de levantar... Um novo dia é o presente do Criador para todos nós... Sejamos agradecidos! Viver bem é a melhor maneira de agradecer esta quarta-feira! Feliz dia! 

"Ame sem possuir, acompanhe sem invadir e viva sem depender." 

A construção de uma personalidade saudável é uma tarefa que envolve família, escola, local de trabalho, amigos e muitas outras pessoas. Por muito tempo, o ser ficou em segundo plano, pois valia muito mais o ter. a pessoa poderia ser de qualquer jeito, contanto que tivesse uma quantidade considerável de bens materiais. Os tempos mudaram e os valores, realmente humanizantes, estão sendo retomados. Aos poucos, a vida vai descobrindo que ser leve é uma vantagem e que ter somente o necessário é uma libertação. Por um longo tempo, o foco era trabalhar sem respeitar os limites do próprio corpo e da mente. 

Muitas pessoas conquistaram um bom patrimônio, mas perderam a qualidade de vida. Era normal agir e pensar em acumular coisas materiais. O novo formato, que vai adquirindo corpo, não exclui o trabalho e a busca por uma vida saudável, mas acrescenta a possibilidade de viver com menos e ser mais feliz. O desapego é capaz de impactar na convivência, pois simplifica os relacionamentos. O ideal é alcançar o patamar de amar sem possuir, acompanhar sem invadir e viver sem depender. Não são poucos os que tratam os outros da mesma forma como lidam com os negócios e com as posses. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

A imaturidade não depende da idade. Mesmo tendo vivido bastante, muitos continuam ‘coisifcando’ as pessoas, impedindo a plenitude da dignidade. O respeito para com os outros, tendo consciência, antes de mais nada, de que se trata de um ser humano é o caminho para fazer circular a liberdade e a ética. Ninguém deve aceitar ser posse de uma outra pessoa ou de viver na total dependência. O amor é um aprendizado, que torna os dias mais leves e a vida mais livre. Não é difícil viver bem, mas exige uma atenção continuada para não extrapolar os parâmetros do bom senso e do cuidado consigo e com os outros. Quem vive o amor já está capacitado para viver com plenitude. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros