Frei Jaime: o fardo não se torna mais leve com as lamentações - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião09/01/2020 | 06h15

Frei Jaime: o fardo não se torna mais leve com as lamentações

A vida vai acontecendo conforme os sonhos e os ideais

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quinta-feira chega no seu ritmo natural... Que alegria poder acolher mais um dia... Que seja uma abençoada quinta-feira, com muito entusiasmo e paz! As muitas ocupações e compromissos fazem parte do cotidiano... o importante é não perder a serenidade e a fé! 

"Aprendi que um dos segredos da felicidade está na aceitação inteligente. Porque o que não pode ser mudado não deve ser lamentado." (Wandy Luz). 

A vida vai acontecendo conforme os sonhos e os ideais, que cada um embala dentro de si. Nas diferentes etapas, a determinação relativiza possíveis impactos de obstáculos que poderão se apresentar, ao longo dos dias. Porém, cedo ou tarde, praticamente todos são convocados a um ato de inteligência: aceitar o que não pode ser mudado. Não se trata de qualquer conformismo, mas de um entendimento sereno diante daquilo que, provavelmente, acompanhará os dias. 

Não lamentar é uma decisão exigente, pois é tão fácil fazer um trocadilho de palavras reclamando desta ou daquela situação. Se não pode ser mudando, de nada adianta ficar diariamente lamentando. Algumas pessoas se tornam conhecidas pelas suas constantes lamentações, pois suas falas são sempre repetitivas. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

O fardo não se torna mais leve com as lamentações, pelo contrário, o peso se intensifica. A aceitação inteligente é um caminho que proporciona muitos ganhos, pois não há desgaste de energias. De fato, algumas coisas não vão mudar e de nada adiante ficar se queixando. Mas se existem alguns problemas insolúveis, muitas outras coisas surpreendem positivamente e permitem relegar ao esquecimento tudo o que não está dando certo. Aceitar não é uma simples conformação, mas é exercitar a inteligência, para que a compreensão afaste os efeitos do sofrimento. Sim, é dolorido ter que ir em frente, carregando consigo a revolta diante de determinados problemas, que se apresentam como insolúveis. 

Não existe nenhum registro de que a lamentação tenha aliviado alguma situação. Encontrar um lugar para acomodar o que não pode ser resolvido, é uma atitude benéfica e emocionalmente saudável. A vida é um dom maravilhoso, mas carrega consigo limitações. A aceitação de tudo o que não pode ser transformado é um jeito inteligente de seguir em frente e ser realmente feliz. Por mais gratidão e menos lamentações! 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros