Frei Jaime: nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião24/01/2020 | 08h46Atualizada em 24/01/2020 | 08h46

Frei Jaime: nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade

Quem deseja ostentar alguma coisa, que ostente a honestidade

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

A vida é uma riqueza imensa, pois recebe das gerações anteriores uma bagagem de acertos e de fatos, que podem balizar e projetar um jeito dinâmico de ser e de fazer. Todos lidam, de um jeito ou de outro, com herança, desde a genética até os valores humanos e os bens materiais. Ser herdeiro é algo praticamente natural,mas que tem uma sustentação legal, mesmo que nem sempre a ética esteja presente.

"Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade."

O materialismo já está dando sinais de enfraquecimento. Muitas pessoas estão se dando conta que acumular bens não é a melhor opção. Ter uma vida administrada e bem planejada dispensa a ganância e abre espaço para o equilíbrio e a alegria de viver. As pessoas gananciosas e espertas, materialmente falando, estão próximas da solidão. Ninguém quer por perto alguém que tenta levar vantagem em tudo. A honestidade foi e sempre será uma rica herança. O currículo de pessoas que não abrem da honestidade é bem aceito em qualquer espaço e organizações, pois a honestidade é capaz de gerar a confiança, que é uma preciosidade incrível.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

Ser honesto não é uma obrigação, pois faz parte da essência humana. Alguém, um dia, inventou de deixar de lado a honestidade, pois sem ela seria possível, a curto prazo, conseguir alguns ganhos a mais. Se fosse possível registrar quantas perdas a falta de honestidade faz acontecer, ninguém deixaria de lado, nem por alguns segundos, o desejo de ser honesto, nas pequenas e grandes coisas. Uma pessoa honesta corre o risco de não acumular muitas coisas materiais, mas consegue um grande diferencial: viver com a consciência tranquila. É assustador perceber que a maior parte das inimizades ocorre por que uma das partes, num determinado momento, deixou de ser honesta e se apropriou daquilo que não lhe pertencia. Quem deseja ostentar alguma coisa, que ostente a honestidade, pois esta é a maior riqueza e a mais expressiva herança que alguém pode deixar para seus descendentes e amigos. Ser honesto é viver feliz.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço! 

Leia também
Deficiente visual, ciclista caxiense guia o próprio cão-guia em expedição de 240 km até o litoral
Reformas no interior do Santuário de Caravaggio ocorrerão nos próximos três meses
Investimentos em parques de Cambará deverão ser feitos até o quarto ano de concessão 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros