Frei Jaime: leva tempo, mas o tempo leva - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião15/01/2020 | 06h45Atualizada em 15/01/2020 | 10h23

Frei Jaime: leva tempo, mas o tempo leva

Vida e tempo se ocupam de uma constante interação

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Abrindo os olhos com um pouco de esforço... Nem sempre devemos dar muito espaço para a vontade... O importante é reavivar os objetivos e abraçar o momento que se apresenta diante de cada um de nós... A primeira quinzena do ano novo já foi vivenciada! Feliz quarta-feira! 

"Leva tempo, mas o tempo leva." 

Vida e tempo se ocupam de uma constante interação. O tempo não permite que ninguém interfira no seu ritmo. A vida, por sua vez, é dotada de flexibilidade. A capacidade de adaptar-se, em qualquer situação, é algo incrível, inerente a todos os humanos, mas nem sempre exercitada. A pressa e a ansiedade têm feito verdadeiros estragos emocionais e familiares. É de conhecimento da grande maioria que, em algumas situações, não tem nada a ser feito, a não ser deixar o tempo passar. Teoricamente todos conhecem o papel do tempo na acomodação e solução de situações desconfortáveis, mas na prática a coisa não funciona muito bem. Saber esperar o tempo de cada situação é uma das tarefas mais exigentes, no contexto da trajetória humana. Algumas coisas levam tempo, mas o tempo leva. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

O que não tem solução imediata não pode ser uma fonte de insistentes lamentações e de desespero. Um dia, lá adiante, a conclusão será uma só: o tempo levou no momento certo. Se não fossem os erros e os sofrimentos, muitos passariam a vida inteira sem ter intimidade com a humildade. Para quem quer aprender, alguns tombos carregam consigo uma farta e intensa lição de vida. Mas é necessário desejar assimilar e proporcionar transformações, tendo em vista o sonho de tornar-se uma pessoa melhor. Quando a paciência ocupa seu devido lugar, é possível assistir o tempo levando para longe o que causou tanto sofrimento. Sim, leva tempo, mas o tempo leva e causa um alívio muito grande, além da sensação de dever cumprido, por ter esperado o tempo levar. 

As pessoas que se apressam e agem antes do tempo normalmente colhem insatisfação. Alguns são sempre instantâneos: não dão tempo ao tempo. Quantas decisões impensadas, quantas atitudes inconsequentes, quantas tristezas por erros, que poderiam ter sido evitados. É bem verdade que não é fácil esperar e saber quando será o tempo certo. Mas a experiência ensina que tudo passa, no momento propício. Ninguém deve deixar de viver bem, enquanto tenta resolver os problemas. Pode demorar mais do que fora pensado, mas tudo dará certo, um dia. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros