Frei Jaime: é difícil manter o equilíbrio emocional quando as ações dependem da aprovação dos outros - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião07/01/2020 | 06h00

Frei Jaime: é difícil manter o equilíbrio emocional quando as ações dependem da aprovação dos outros

Viver é uma construção que supõe atenção, determinação e sensibilidade

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A terça-feira chega com toque de novidade, pois o ano está ainda nos seus primeiros dias... Que o dia seja alegre e leve... Que eu possa levar a paz a todos! Que a paciência seja uma ótima companheira, em todos os momentos! Abençoada terça-feira! 

"Autoestima não é sobre acreditar que vão aplaudir você. Autoestima é sobre você não precisar que aplaudam." 

O processo de vir a ser é longo e exigente. Viver é uma construção que supõe atenção, determinação e sensibilidade. A autoestima é praticamente um termômetro que equilibra e capacita para a harmonia e para os avanços, em busca da realização. É praticamente difícil manter o equilíbrio emocional quando as ações realizadas dependem unicamente da aprovação dos outros. As pessoas que necessitam de aplausos para continuar mantendo um grau adequado de motivação, quase sempre se frustram, pois as críticas normalmente chegam com maior rapidez do que o reconhecimento. 

Quem coloca amor e gratuidade naquilo que faz, sente uma grande alegria, que acaba sendo o maior e melhor retorno. A dependência da opinião dos outros fragiliza e torna a insegurança constantemente presente. A maturidade proporciona serenidade, quando as ações são realizadas dentro de um contexto de comprometimento e de amor ao próximo. Como é suave a vida daqueles que fazem uma tarefa ou abraçam uma causa por convicção, sem ter a necessidade de mostrar os resultados ou de solicitar contínuos holofotes. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

A cada dia que passa, a autenticidade tem se tornado um importante requisito na realização pessoal e na qualificação da convivência, tanto no ambiente profissional como nos trabalhos voluntários. Um aplauso ou um elogio é sempre bem-vindo, mas ninguém deve depender desse acréscimo, para continuar fazendo o que acredita ser importante realizar. A humildade ajuda muito para que outros interesses não desviem do caminho a ser trilhado. 

A autoestima é, de fato, uma expressão que faz toda a diferença, além de proporcionar uma profunda paz, diante de tudo o que é realizado. Se os aplausos vierem, a alegria recebe uma confirmação. Se não houver ninguém para aplaudir, sem problema, pois o melhor aplauso brota da consciência de ter dado o melhor, de ter colocado o coração na realização da ação. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros