Frei Jaime: a experiência mostra que agir sem pensar é um risco - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião29/01/2020 | 06h15Atualizada em 29/01/2020 | 06h15

Frei Jaime: a experiência mostra que agir sem pensar é um risco

O humano é um ser pensante, capaz de propor, contrapor, ampliar, acrescentar e sintetizar

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quarta-feira vai adquirindo luz... Aos poucos, a claridade visita os diferentes recantos.... Que a Luz maior inunde nosso coração, para vivermos bem os últimos dias deste mês de janeiro! Vamos que vamos! 

"Uma das formas mais infalíveis de mudança é a reflexão." 

O humano é um ser pensante, capaz de propor, contrapor, ampliar, acrescentar e sintetizar. O cérebro é infinito na arte de se movimentar entre a tese, a antítese e a síntese. O ato de refletir deveria ser corriqueiro, mas nem sempre as pessoas reservam um tempo para deixar ecoar dentro de si pensamentos, ideias, criatividade e serenidade. A grande maioria gostaria de implementar algumas mudanças, mas por causa do imediatismo, desconsideram a importância da reflexão. Quem sabe refletir, sabe viver. Os pensamentos necessitam de espaço para ecoar e possibilitar a veracidade. Ninguém deveria ter pressa quando está pensando, mesmo que alguns pensamentos transportem para milhas de distância. 

A experiência mostra que agir sem pensar e repensar, é um risco que pode desencadear numa série de perdas. A história está repleta de registros de atos impensados. A velocidade dos acontecimentos está suscitando um maior cuidado, diante das decisões e das ações. Reservar um tempo para refletir, bem longe dos diferentes ruídos e da ansiedade, que acelera o coração e faz a mente trepidar. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

A desculpa da falta de tempo já não é mais aceita, pois se as facilidades estão praticamente ao alcance de todos, o segredo é priorizar momentos onde a reflexão coloca em ação as ponderações. É importante projetar o percurso de determinadas ideias, através pontos e contrapontos. Ninguém consegue antecipar como será o desempenho final, mas é possível fazer alguns ensaios e coletar amostras para testar o desenrolar da ação. 

A reflexão não é perda de tempo, mas possibilidade de otimizar processos e resultados. As pessoas mais reflexivas são capazes de eliminar aquelas distrações que afastam do foco. A causa de muitos erros quase sempre está ligada à  superficialidade no ato de tomar decisões. A infelicidade poderia ser menor se as pessoas refletissem antes de falar e de agir. Que a reflexão possibilite mudanças mais assertivas. A vida é curta demais para somar contínuos erros. Quem reflete acerta o passo e trilha longos caminhos. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

Leia também
Com 27 filmes em exibições espalhadas pelos bairros de Caxias, Cinema de Verão inicia nesta segunda-feira
Motorista embriagada é presa por morder e ofender policiais em Vacaria

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros