José Otavio Carlomagno lança novo livro de poesias neste sábado, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura05/12/2019 | 13h30Atualizada em 05/12/2019 | 13h30

José Otavio Carlomagno lança novo livro de poesias neste sábado, em Caxias do Sul

"Livro das Coisas Poentes" terá sessão de autógrafos no Café da Velha

José Otavio Carlomagno lança novo livro de poesias neste sábado, em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Aos 66 anos de idade e 18 de literatura, José Otavio Carlomagno se descreve como "um leitor que se encantou pela escrita quando o computador se popularizou e nunca mais conseguiu parar". O resultado do vício pelas palavras é o lançamento do Livro das Coisas Poentes, sexta obra da carreira, com sessão de autógrafos neste sábado (7), a partir das 10h, no Café da Velha.

Em 92 páginas, o livro traz um conjunto de poemas escritos ainda em 2013, amadurecidos nas "gavetas de bem-guardados". Entre trocadilhos, metáforas e brincadeiras com a sonoridade das palavras, oferece versos leves e bem-humorados, contrastando com a pegada de crítica social de InSurGente, lançado em setembro do ano passado.

— É minha primeira publicação que nasce como livro, com um fio condutor. Nas anteriores, eu apenas reunia poemas já escritos. O leitor verá que ele tem uma linguagem mais jocosa, com algumas piadas, situações engraçadas... Dessa vez eu não falo tanto dos sofrimentos humanos — explica o autor, natural de São Paulo e radicado em Caxias do Sul desde 2002.

O título, sugestivo à primeira vista, é outra brincadeira. Conforme Carlomagno, as "coisas poentes" não estão nos versos, tampouco se referem ao conteúdo da obra.

— Os títulos surgem na minha cabeça, eu gosto de como soam e acabo utilizando. Eu não procuro relacionar com o texto. É algo espontâneo — diverte-Carlomagno, que já trabalha em uma nova coletânea de poemas para o próximo ano.

Sem apegar-se a quaisquer tipos de formalismo, o Livro das Coisas Poentes soa como um exercício de liberdade — e até mesmo de certa urgência. É como se o poeta não conseguisse dormir sem antes desabafar em versos o que sente pelo mundo ao redor. Como pontua o produtor cultural Claudio Troian, em texto na contracapa, "sua verve intensa [...] busca, com sentimento e liberdade, expressar o que cala mais fundo em sua alma".

PROGRAME-SE:
:: O que:
lançamento do Livro das Coisas Poentes, de José Otavio Carlomagno.
:: Quando: neste sábado (7), às 10h.
:: Onde: Café da Velha, junto à Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333).
:: Quanto: livro à venda por R$ 25.

Leia também
Festa solidária Natal do Metal vai ajudar menina de 10 anos que luta contra câncer
Agenda: centenário de Xico Stockinger é celebrado com exposição em Bento Gonçalves
Artista carioca Pedro Tati abre duas exposições em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros