Frei Jaime: uma pessoa otimista exercita a contemplação - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião06/12/2019 | 06h00Atualizada em 06/12/2019 | 06h00

Frei Jaime: uma pessoa otimista exercita a contemplação

O olhar é responsável por internalizar o universo

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chega sem muito ruído... os dias seguem o fluxo normal... o Natal vai ocupando mais espaço nos pensamentos e nos encaminhamentos... Como é confortante ser invadido pela ternura e pelo amor da Gruta de Belém! 

"Vejo o mundo com os olhos da esperança. Talvez, por isso, ele me pareça tão bonito." (Rosí Coelho). 

O olhar é responsável por internalizar o universo: o que está na exterioridade pode adentrar e formar o mundo de cada pessoa. O modo como cada qual vê o mundo, depende, entre outras coisas, do conhecimento, dos sonhos, da capacidade de ler os sinais dos tempos e da postura diante dos acontecimentos. Uma pessoa otimista experimenta o fascínio, a admiração e, facilmente, exercita a contemplação. Cada pessoa escolhe um jeito de olhar a vida e a realidade. 

Ninguém é otimista ou pessimista por um decreto ou apenas por hereditariedade. Atitudes e posturas são construções que vão sendo estruturadas, ao longo dos dias. O ambiente e os outros até podem influenciar, mas cada qual escolhe seu jeito de ser.       

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Quem enxerga o mundo com os olhos da esperança não desconsidera os problemas, apenas realça o que é positivo. A esperança é capaz de movimentar a criatividade e implementar soluções, para alcançar a superação de tudo aquilo que tem a aparência de impossível. Uma pessoa esperançosa tem muitas respostas para uma mesma pergunta. Nos diferentes espaços e, inclusive, nas famílias seria de suma importância a presença de portadores de esperança. 

Certamente o mundo seria diferente se a esperança não fosse impedida de circular em todos os ambientes e, principalmente, no coração. O mundo não é ruim, mas é complexo. As coisas menos boas são divulgadas com maior frequência, ao ponto da maioria achar que tudo está ficando cada vez pior. Quem tem esperança não permanece de braços cruzados, apenas querendo um mundo mais bonito. A esperança abre caminhos, inspira ideias fantásticas, desperta a persistência e possibilita muitas realizações. O mundo precisa de pessoas esperançosas, capazes de ver as belezas que estão em todos os lugares. A esperança é realmente transformadora de olhares e de situações. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também  
Prefeito de Caxias comemora assinatura de repasse de recursos para construção do aeroporto 
Sancionada lei que define realização da Bênção dos Capuchinhos na Praça Dante, em Caxias
"Soou bem", diz presidente do PDT-RS sobre disposição de Néspolo de concorrer a prefeito de Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros