Frei Jaime: quando alguém espera muito de alguém que pode dar pouco, a tristeza se instala - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião17/12/2019 | 06h30Atualizada em 17/12/2019 | 06h30

Frei Jaime: quando alguém espera muito de alguém que pode dar pouco, a tristeza se instala

É comum esperar muito dos outros, sem conhecer ou dimensionar a real capacidade

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer é sempre convidativo... é hora de recomeçar! O clima natalino nos invade... o coração fica mais sensível, a saudade aumenta e a alegria toma conta! Que bom que existe o Natal! Vamos lá!

 "Me perdoa, a culpa não foi sua, foi minha, por esperar oceanos de alguém que nunca foi nem chuvisco, nem gota e nem lago." (Laiane Barreira). 

A vida é repleta de expectativas. É comum esperar muito dos outros, sem conhecer ou dimensionar a real capacidade. Se não houvesse um grau elevadíssimo de exigência, as decepções não seriam em tão grande número. A melhor parte da relação humana é feita de surpresas, isto é, as pessoas acabam entregando mais do que fora imaginado. Quando alguém espera muito de alguém que pode dar pouco, os equívocos se multiplicam e a tristeza se instala. Mas a culpa não é da outra pessoa, pois ela continua sendo a mesma e está impossibilitada de reverter a situação. Esperar demais dos outros não é a melhor postura, nem o melhor caminho para adentrar no universo humano. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

Não são poucos os que esperam oceanos de alguém que nunca foi nem chuvisco, nem gota e nem lago. Cada pessoa alcança o que tem, nem mais e nem menos. Ninguém consegue ser oceano, sem antes ter passado pelas diferentes etapas: chuvisco, gota, córrego, lago e rio. Se uma minúscula semente pode tornar-se uma enorme árvore, da mesma forma, uma humilde pessoa é capaz de processar grandes transformações. É comum encontrar casais decepcionados, empregadores sem palavras, funcionários desiludidos e amigos não acreditando naquilo que se sucedeu. 

É necessário ter consciência de que o outro, por ser diferente, poderá não ser a pessoa idealizada. Então, ao invés de esperar muito, na primeira troca de palavras, é prudente ir com calma e dar tempo ao tempo. O passar dos dias e as diferentes situações a serem enfrentadas, poderão comprovar se a outra pessoa é realmente o que demonstra ser. Esperar demais é um risco. O ideal é não esquecer que todos são humanos e, portanto, passíveis de erros e de acertos. Ainda bem que é elevada a quantidade de pessoas que possuem os traços e a profundidade dos oceanos. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço! 

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias
Crônicas de Natal #8: "a praça pode ser um grande salão de festas, um local mágico"
Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros