Frei Jaime: o certo é que o tempo segue em frente - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião31/12/2019 | 06h30Atualizada em 31/12/2019 | 10h45

Frei Jaime: o certo é que o tempo segue em frente

A vida é um somatório, onde os sentidos captam, cada qual com sua especificidade, o que é significativo

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Amanhece o último dia de 2019... O ano recém tinha iniciado e já chegou ao seu final... Cada um tem uma opinião em relação a 2019... A maior vitória é o fato de estarmos vivos! Gratidão a Deus por mais um ano de vida! Os desafios sustentaram o grande aprendizado deste ano! Tudo valeu a pena! Gratidão à vida! 

"2019 me ensinou que a vida não é um sopro, mas o instante que antecede o sopro." (Edgard Abbehusen). 

Por mais breve que possa ser, uma parada é praticamente obrigatória, antes que o ano passe e ocupe o seu lugar na história. Sintetizar os dias numa retrospectiva rápida não é tarefa muito fácil, quando trata de olhar para o tempo que passou e absorver o aprendizado que ficou. O somatório de fatos pode ser observado a partir de diferentes ângulos, mas o que define mesmo é a isenção do olhar, algo praticamente impossível. É comum juntar a emoção na hora de fazer uma avaliação. Analisar o tempo decorrido sem julgar, é uma tarefa para poucos. O certo é que o tempo segue em frente. O que passou transforma-se em registros, que farão parte da história de vida. O instante que antecede o sopro pode ter uma durabilidade incalculável.  

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

É justamente este instante que contém todos os sentimentos, dos diferentes momentos vivenciados. Mas o simples fato de estar vivo é suficiente para concluir, sem precisar multiplicar palavras, que valeu a pena a luta, a persistência, o bem realizado e o aprendizado, advindo dos erros cometidos. Como é maravilhoso o instante que antecede o sopro de vida, pois ele é capaz de proporcionar tudo o que a vida precisa, principalmente no que diz respeito à quantidade de tempo.

 A paz é construída num instante, o olhar acontece num simples instante, o amor se plenifica no somatório de pequenos instantes, o bem não requer muito tempo, a convivência se sustenta nos instantes diários. Se tudo é questão de instantes, que a gratidão seja o conteúdo do instante inicial e final dos dias, dos meses e do ano. Quem agradece acaba eternizando o tempo, pois a gratidão é a síntese, que revela o que ficou nas profundezas do coração. Ninguém deveria encerrar um ciclo com lamentação, pois a vida não cansa de ofertar novas oportunidades. A gratidão é a prece que traz presente a qualidade do coração. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros