Frei Jaime: descansar o coração é dar tempo ao tempo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião21/12/2019 | 06h30Atualizada em 21/12/2019 | 06h30

Frei Jaime: descansar o coração é dar tempo ao tempo

A velocidade dos dias é praticamente incontrolável, mas a vida, que está em cada pessoa, pode receber um toque de calmaria

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado é sempre bem-vindo! Muitos já estão em deslocamento, outros nos preparativos finais... Os encontros natalinos são festivos, alegres, repletos de transcendência... Mas o coração precisa de muita paz... Que o perdão derrube as barreiras que impedem o fluxo do amor! Feliz sábado! 

"Descansa a alma, os pensamentos, descansa o coração. Em tudo há um propósito." (Cecília Sfalsin). 

O desejo de viver intensamente não deve deixar no esquecimento algo muito importante: a vida necessita de alguns cuidados essenciais. O corpo não tem forças ilimitadas, nem o cérebro possui capacidade infinita. O emocional sempre aguarda por um tempo de menos tumulto e maior fluidez dos sentimentos. Descansar o coração é dar tempo ao tempo, para encaminhar o que tem solução e acomodar o que acaba roubando a paz e até, muitas vezes, o sono. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

A velocidade dos dias é praticamente incontrolável, mas a vida, que está em cada pessoa, pode receber um toque de calmaria e de serenidade. Quem descobre e confirma seu propósito não se abala pelas contradições e muito menos pelos acontecimentos involuntários. Aquietar o coração é uma tarefa que tende, com o tempo, ganhar proporções, uma vez que o ritmo tem dado sinais de aceleramento. As preocupações são muitas, mas não são suficientes para justificar o descuido emocional, físico e espiritual. Cuidar-se é proteger-se de tudo o que diminui a normalidade existencial. Os outros até podem ajudar, mas o melhor cuidado quem pode desencadear é a própria pessoa. Tomar distância dos ruídos e de algumas confusões é uma atitude inteligente e necessária. 

Além disso, como é saudável conviver com aqueles que se doam gratuitamente, apostam no bem comum e estão sempre prontos para construir o bem. Pessoas com clareza de propósito não se abalam e nem são afetadas, por ações que decorrem do ódio. O corpo repõe facilmente as energias, com um intervalo de descanso. A alma, quando alimentada espiritualmente, experimente e emana serenidade. Os pensamentos abandonam a insistência, quando a paz é acolhida e abraçada ternamente. Por uns instantes, deixe a vida pulsar sem cobranças e sem ansiedade. Viver é um exercício que desconhece fim. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias
Crônicas de Natal #8: "a praça pode ser um grande salão de festas, um local mágico"
Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros