Frei Jaime: a pessoa que imagina saber tudo corre o risco de ficar na solidão - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião10/12/2019 | 07h00Atualizada em 10/12/2019 | 07h00

Frei Jaime: a pessoa que imagina saber tudo corre o risco de ficar na solidão

O ser humano é um eterno aprendiz. Ao nascer, todos tiveram que aprender até mesmo o ato de respirar

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando aos poucos... lembrando das muitas ocupações deste dia... Ainda bem que a mão de Deus não falha: é Ele quem nos ergue, a cada amanhecer! Com o coração agradecido, vamos lá... Tudo dará certo! 

"O que eu aprendo não me faz melhor do que ninguém. O que eu aprendo me faz melhor do que eu era." 

O ser humano é um eterno aprendiz. Ao nascer, todos tiveram que aprender até mesmo o ato de respirar. Com o passar dos dias, novos aprendizados. Ao chegar à fase adulta, quando poderia estar sabendo tudo, é obrigado a aprender muitas outras coisas. Os anos passam e a necessidade de aprender não conhece fim. Talvez seja isso que conserve a humildade numa pessoa: nunca saber o suficiente. Como é dinâmica a vida daqueles que estão sempre querendo agregar novos conhecimentos, abertos para as novidades e descobertas, que o mundo vai apresentando. 

A pessoa que imagina saber tudo acaba se encontrando com o orgulho e com a autossuficiência, correndo o risco de ficar na solidão. Ninguém é melhor do que ninguém, pois cada pessoa é única. As diferenças existem, mas nada impede que a fraternidade seja vivenciada alegremente. Quem se coloca diariamente no caminho da aprendizagem, torna-se uma constante versão melhor de si mesmo.  

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

Tudo o que é assimilado, pode provocar melhorias extraordinárias, pois sempre existe algo a ser acrescido ou retocado. Mas o ato de aprender só acontece, de forma plena, em corações simples e humildes. Como é maravilhosa a existência das pessoas que amam conhecer novos conteúdos. Para além do estudo formal, existe infinitas fontes e espaços que facilitam a aprendizagem, tornando a vida ainda mais repleta de esperança. O conhecimento favorece o aumento da felicidade e torna a vida ainda mais dinâmica e alegre. 

Todos os dias é possível aprender algo novo, capaz de reorientar os passos em direção às metas. Quantas novas descobertas estão diuturnamente ao alcance daqueles que aguçam a curiosidade, pois não aceitam permanecer no ontem, feito de verdades ultrapassadas. A pessoa que se renova, encontra-se com infinitas oportunidades. Quem acha que sabe tudo, fecha as portas e as janelas existenciais. Viver é aprender com tudo e com todos. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço! 

Leia também
Bombeiros resgatam mulher caída no Arroio Tega, em Caxias do Sul
Prefeito de Caxias do Sul não comparece a audiência de depoimento
Na Cozinha: é louco por massas? Saiba como fazer lasanha verde

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros