Frei Jaime: a capacidade de lidar com incertezas torna o ser humano grandioso - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião27/12/2019 | 07h00Atualizada em 27/12/2019 | 07h00

Frei Jaime: a capacidade de lidar com incertezas torna o ser humano grandioso

As pessoas mais perfeccionistas acabam querendo que a verdade tenha um formato único

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Amanhece a sexta-feira, a última de 2019... O ano está se despedindo... Ainda bem que o novo ano já está a caminho... Que estes dias sejam de encontro, lazer, trocas e muita alegria... Abençoada sexta-feira! 

"Demore na dúvida e descubra a sabedoria que insiste em se esconder, na ausência de palavras." (Pe. Fábio de Melo). 

A capacidade de lidar com incertezas torna o ser humano grandioso, pois desencadeia um processo contínuo de busca pela verdade. Poucos são os dias, que não são visitados pela dúvida. Entre uma palavra e outra, uma frase ou um parágrafo, sempre sobra um espaço, onde as dúvidas se movimentem. As pessoas mais perfeccionistas acabam querendo que a verdade tenha um formato único. Não se trata de um defeito, mas de uma qualidade que pode render insatisfação e ansiedade, se não for bem administrada. Conviver com dúvidas é praticamente natural, num mundo que não possui muitos parâmetros. 

Enquanto as dúvidas persistem, a sabedoria se fortalece, na ausência das palavras. O lado positivo das incertezas reside no exercício de pensar e repensar, sem a necessidade de pronunciar qualquer palavra, no intuito de aprofundar e garimpar aquelas verdades que serão perpetuadas. A sabedoria é construída, portanto, com as dúvidas, que acabam abrindo espaço para a verdade. O exercício de conviver com a dúvida, sem perder a serenidade, é muito exigente, pois supõe um grau elevado de maturidade. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

Quem aceita a dúvida, permanecendo distante da angústia, descobre, aos poucos, a outra versão dos fatos, recupera a ótica da verdade e acrescenta profundidade à vida. A pressa tem provocado alguns estragos, principalmente na hora de tomar decisões. Não são poucos os que não sabem, em situações duvidosas, acalmar o coração e silenciar a mente para dimensionar o que é melhor e, assim, seguir em frente. 

A ausência de palavras, em determinados momentos, é uma dádiva que pode tornar a vida mais leve e alegre. Quanta sabedoria escondida no discreto silêncio, que que faz com que os dias sejam mais plenos de esperança. Quando surgir uma dúvida, não tenha pressa, pois a sabedoria poderá estar em processo de gestação. De fato, a vida é um mistério que encanta. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!      

Leia também
Jovem perde R$ 5 mil em golpe da falsa namorada em Caxias Homens são presos e cães em situação de maus-tratos recolhidos em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros