Cela da Cave: vinícola de Garibaldi apresenta roteiro com temática da "liberdade" - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Turismo13/12/2019 | 14h47Atualizada em 13/12/2019 | 15h32

Cela da Cave: vinícola de Garibaldi apresenta roteiro com temática da "liberdade"

Passeio pode ser feito às sextas, sábados e domingos, incluindo feriados

Cela da Cave: vinícola de Garibaldi apresenta roteiro com temática da "liberdade" Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

“A liberdade é um vinho de excelência. Não faz sentido que não o compartilhes”. O pensamento do poeta português Joaquim Pessoa, estampado em uma das placas espalhadas pela Courmayeur Espumantes e Vinhos, consegue traduzir a atmosfera do roteiro enoturístico Cela da Cave, lançado em novembro.

Com 50 minutos de duração, o passeio percorre jardim e cave da vinícola fundada em 1976, na localidade de Garibaldina, interior de Garibaldi. A experiência é conduzida pela enóloga Talita Verzeletti, e proporciona ao visitante degustar cinco rótulos elaborados pela empresa, além de oferecer vista privilegiada do Vale dos Vinhedos.

— Quando os imigrantes italianos vieram para o Brasil, eles buscavam a liberdade que não tinham na terra natal. E o resultado que temos hoje, aqui na região, é um cenário com natureza, casas, indústrias. Hoje temos a liberdade de desfrutar bons momentos — reflete Talita, que comanda a Courmayeur ao lado da irmã e do pai.

Foto: Marcelo Casagrande / Agência RBS

No início do roteiro, cada visitante recebe uma taça e é convidado a conhecer a história da vinícola. São cinco paradas para degustação: a primeira, sob um pergolado no ponto mais alto do terreno. A decoração, com gaiolas vazias, dialoga com a temática da liberdade, fazendo um contraponto com o aprisionamento.

Na sequência, os participantes fazem novas pausas embaixo de um imponente flamboyant e na entrada da área industrial da vinícola, com vista para os tanques de inox onde é feita a fermentação dos espumantes pelo método Charmat.

O clímax, no entanto, fica por conta da penúltima parada para degustação, com visita à adega gradeada que batiza o passeio. O cenário ajuda: o espaço é todo escavado na pedra, com iluminação baixa e amarelada. É ali que são mantidos os vinhos históricos da Courmayeur.

Foto: Marcelo Casagrande / Agência RBS

— A cela da cave é o nosso diferencial para o turismo. O fundador da empresa morava aqui em cima e escavou essa adega para ter seus momentos de liberdade. Aqui foram desenvolvidos os primeiros produtos. E é aqui onde os vinhos ficam “aprisionados”, esperando que alguém abra a garrafa e tenha momentos prazerosos — explica Talita, ludicamente.

O roteiro, concebido em parceria com o Sebrae, por meio do programa Investe Turismo, encerra no varejo, onde o visitante pode escolher entre os mais de 20 rótulos produzidos pela empresa ou saborear as delícias do bistrô La Fermata, que funciona aos sábados e domingos, das 10h30min às 17h. O cardápio inclui tábuas de frios, porções, sanduíches, pizzas, menus de almoço e sobremesas, com preços a partir de R$ 14.

Quem prefere lazer ao ar livre, pode optar por levar canga e consumir os produtos no jardim. Detalhe: como a vinícola é pet friendly, os bichinhos de estimação são bem-vindos. Mais um ingrediente que harmoniza com a sensação de liberdade que um bom vinho pode proporcionar.

 GARIBALDI, RS, BRASIL, 09/12/2019 - Cela da Cave: vinícola Courmayeur, de Garibaldi, apresenta roteiro de enoturismo. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

PROGRAME-SE:
:: O que:
roteiro enoturístico Cela da Cave.
:: Quando: sextas, sábados e domingos (incluindo feriados), às 11h e às 15h, mediante reserva.
:: Onde: Courmayeur Espumantes e Vinhos (Av. Garibaldina, 32, acesso secundário ao Vale dos Vinhedos, em Garibaldi).
:: Quanto: R$ 35 (degustação de cinco rótulos e taça personalizada).
:: Duração: 50 minutos.
:: Informações e reservas: telefone (54) 3463-8517, e-mail turismo@courmayeur.com.br e site courmayeur.com.br/turismo.

Leia também
Após hiato de três anos, festival ManiFestaSol ocorre neste sábado em Caxias
Chef caxiense Amanda Grezzana avança para a semifinal do reality show "Mestre do Sabor", da TV Globo
Festa em Caxias terá coreografia em homenagem ao clássico "Thriller", de Michael Jackson

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros