Às margens do Lago São Bernardo, São Chico Beatle Festival é atração neste fim de semana - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música05/12/2019 | 16h53Atualizada em 05/12/2019 | 16h57

Às margens do Lago São Bernardo, São Chico Beatle Festival é atração neste fim de semana

Evento em São Francisco de Paula terá Tequila Baby, Star Beetles e muitas outras atrações em dois dias

Às margens do Lago São Bernardo, São Chico Beatle Festival é atração neste fim de semana Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Lago São Bernardo receberá pela terceira vez o evento dedicado ao legado do Fab Four Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

As margens do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, viraram palco para importantes encontros regados à boa música nos últimos anos, como o Festival de Outono, o Paralelo Festival e o São Chico Beatle Festival, que neste fim de semana chega à sua terceira edição. Os fãs mais atentos irão perceber a mudança do nome, já que o evento surgiu como São Chico Beatle Weekend, mas a atmosfera é a mesma: dois dias de muito rock ‘n’ roll com bandas dedicadas a prestar tributo ao quarteto de Liverpool e outas que em seu repertório contemplam as influências de John, Paul, Ringo e George, que vão do blues à psicodelia. 

Entre as bandas dedicadas aos covers e releituras, destaque para os argentinos da Star Beetles, referência na América Latina. Os gringos já somam mais de mil shows e se caracterizam por levar ao palco repertório e figurinos de todas as fases dos Beatles. Também haverá a Parlophone B7, de Canoas, cujo nome remete à primeira gravadora do quarteto; o Lareirau, de Porto Alegre, que surpreende com arranjos cheios de brasilidade;  e a Mersey Beat, de São Chico, que explora o “lado-B” do catálogo beatle. Um dos produtores do festival, Alexandre Rangel ressalta que a curadoria buscou equilibrar tributos fiéis a artistas provocados a mostrar um “lado beatle”.

– A gente procurou buscar o que tem de melhor de cover dos Beatles, ao mesmo tempo valorizando artistas locais e trazendo bandas que agregam público ao evento e toparam o desafio de aproximar o seu show do repertório dos Beatles. Produzindo esse e outros festivais a gente percebe como essa banda é respeitada e referência entre os músicos de qualquer gênero, algo que se refletiu na quantidade muito grande de bandas interessadas em participar. Aumentamos o número inicial de 10 para 13 atrações, somando 20 horas de música.

O festival também levará a São Chico o consagrado projeto roqueiro-regionalista Rock de Galpão e o punk rock da Tequila Baby, em show preparado especialmente para o evento, misturando covers de Ramones e Beatles e sucessos autorais da extensa trajetória da banda liderada por Duda Calvin. O vocalista, inclusive, conta ser filho de uma beatlemaníaca e que o primeiro CD que teve foi da banda britânica. Só o segundo foi um dos Ramones. 

Banda de rock Tequila Baby
Foto: Thiago Tavares / Divulgação

– Quando comprei meu primeiro CD Player tinha direito a escolher um CD de brinde na loja. Peguei o Magical Mystery Tour, porque estava muito interessado em algumas músicas. Mas meu álbum preferido é o Rubber Soul, em que eles deixam de lado os sorrisos e aparecem com aquelas caras mais sérias na capa. Acho que me identifiquei (risos). De certa forma, os Beatles já eram o punk rock na Liverpool dos anos 1960, fazendo um som muito simples e de resistência. Mas o mais legal desse festival é que muitas bandas vão tocar Beatles à sua maneira, seja com uma pegada mais folk, mais punk ou até mais gaudéria. Por ser ao ao livre e de graça, é muito importante, principalmente, que os pais levem seus filhos para assistir e se interessar por música – destaca o cantor.

Com 1,4 mil metros quadrados de estrutura coberta (uma necessidade nem sempre atendia em eventos a céu aberto), a organização promete uma tarde com atrativos que vão muito além da música, incluindo praça de alimentação, mateada, lounge e ações voltadas para a sustentabilidade, além de atrações-surpresa preparadas pelos patrocinadores. Embora os shows comecem às 14h, a partir das 11h DJs já estarão animando o ambiente para os primeiros a chegar. A ideia é oferecer aos moradores uma tarde agradável no seu quintal preferido e aos turistas um pouco da experiência que é visitar São Chico.

– É um evento preparado com muito carinho, para unir a atmosfera “beatle” a tudo o que se fala de melhor da Serra gaúcha, como o bem estar e a boa gastronomia – acrescenta o produtor. 

AGENDE-SE
O quê
: São Chico Beatle Festival
Quando: Sábado e domingo, a partir das 14h
Onde: Margens do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula
Quanto: entrada gratuita

rock de galpão
Banda Rock de Galpão encerra a noite de sábadoFoto: Divulgação / Divulgação

Sábado
14h: Parlophone B7
15h: Chaise Brothers
16h10: Dinossauro Jack
17h20: Bastian Band
18h30: Barba & Blues
19h40: Mersey Beat
20h50: Rock de Galpão

Domingo
14h: Sogro Inglês
15h10: Lareirau
16h20: Boss & Ela
17h30: Tequila Baby
18h40: The Travellers
19h50: Star Beetles

Leia também:
Festa solidária Natal do Metal vai ajudar menina de 10 anos que luta contra câncer
Agenda: centenário de Xico Stockinger é celebrado com exposição em Bento Gonçalves
Saiba tudo sobre o show da Turma do Pagode em Caxias e a curiosa ligação da banda com o RS 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros