Após hiato de três anos, festival ManiFestaSol ocorre neste sábado em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

9ª Edição13/12/2019 | 11h05Atualizada em 13/12/2019 | 11h45

Após hiato de três anos, festival ManiFestaSol ocorre neste sábado em Caxias

Programação incluí mais de 20 atrações

Após hiato de três anos, festival ManiFestaSol ocorre neste sábado em Caxias Antonio Valiente/Agencia RBS
Na foto, Moisés Oliveira, um dos organizadores da 9ª edição do ManiFestaSol Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

É em um cenário de polarização política, marcado pelo retorno de crenças obsoletas e pela desvalorização da Cultura, que o festival ManiFestaSol ressurge após um intervalo de três anos. Com a temática Luzes & Sombras, a nona edição do evento — tradicional da cena artística caxiense— está intimamente relacionada com o período atual e seu retorno busca reforçar a importância e a relevância da arte na vida das pessoas. 

—A cena cultural que a gente tinha na cidade em 2016 era muito forte. Naquela época, tudo fluía muito bem: tinha um monte de banda, um monte de shows... Então, entendemos que o ManiFestaSol não era mais necessário. Por isso, ele acabou. A gente decidiu retornar justamente por estarmos enfrentando esse ciclo de desvalorização e cortes na Cultura. Isso é algo que preocupa quem tem ligação com esse nicho, é um momento sombrio, sem dúvida. Por isso, a gente volta com o festival, a união nesse momento incerto é fundamental. O festival não vem para responder nenhuma dessas questão, mas pra trazer esse questionamento de como a gente pode se unir para produzir arte— explica Moisés Oliveira, que encabeça a volta da iniciativa.

Surgido em 2008, o ManiFestaSol identifica-se como um coletivo de atuação cultural e de um festival de artes integradas. Segundo Oliveira, a união entre as diversas expressões artísticas continua sendo a essência do festival. Na edição deste sábado, que ocorre no Espaço Cultural Tem Gente Teatrando, estão previstas nove atrações musicais, uma encenação teatral, uma apresentação de dança e duas oficinas, uma de gastronomia inclusiva (que vai ensinar duas receitas veganas, sem glúten e sem lactose) e outra de samba de gafieira. O ingresso do evento dá direito de participar das oficinas e é necessário realizar inscrição prévia somente para o workshop de gastronomia, já que as vagas são limitadas.

— Vamos ter vários shows bem legais. Tem o pessoal do Cucastortas, uma das bandas fundadoras do festival, que vai fechar à noite. A Triúna Mantra, outra banda dos fundadores do ManiFestaSol, abre os trabalhos. Notamos, também, que existe uma cena de rap bem forte aqui em Caxias, mas ela acaba se concentrando na Zona Norte. Pensando em estreitar esse canal, vai ter a apresentação do Dinóia, que faz música há algum tempo por lá. Ao todo, entre bandas, banquinhas e oficinas, a gente vai ter mais de 20 atrações— conta Oliveira. 

A ação contará, ainda, com uma feira criativa com participação das Marias Lavrandeiras, Elichat e muito mais. Por lá, também vão estar disponíveis diversos quitutes e bebidas para quem quiser matar a sede e a fome. A programação se inicia às 15h e o último show da noite está marcado para às 20h30min. 

Banda Supervão
Banda Supervão é atraçãoFoto: Kim Costa Nunes / Divulgação

ATRAÇÕES 

11h - Oficina: Gastronomia (inscrições pelo link tiny.cc/mfsolPANCS)
15h - Triúna Mantra (música)
15h30min - Oficina: Gafieira
16h - Dinóia (música)
16h30 - Delunar (música)
16h50 - Pindorália (música)
17h20 -  Nelson Onça (música)
17h40 - Essência Crew (dança)
18h20 - Grupo Tríplice (teatro)
18h40 - Gabrre (música)
19h - Cisar Ruzzarin (música)
19h30 - Supervão (música)
20h30 - Cucastortas (música)

PROGRAME-SE
O que: 9º Festival ManiFestaSol.
Quando: amanhã, a partir das 11h.
Onde: Espaço Cultural Tem Gente Teatrando (Rua Regente Feijó, 37).
Quanto: ingressos antecipados à venda por R$ 15, no site tiny.cc/mfsol2019. Na hora, R$ 20.

Leia também
Agenda: Cuscobayo faz show em Caxias do Sul nesta sexta-feira   
Chef caxiense Amanda Grezzana avança para a semifinal do reality show "Mestre do Sabor", da TV Globo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros