À espera de um Noel: atendida pelo Centro Assistencial Vitória, Nicole escreveu cartinha pedindo uma boneca - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

#306/12/2019 | 15h00Atualizada em 06/12/2019 | 15h00

À espera de um Noel: atendida pelo Centro Assistencial Vitória, Nicole escreveu cartinha pedindo uma boneca

Aos sete anos, menina sonha continuar estudando para um dia ser dentista

À espera de um Noel: atendida pelo Centro Assistencial Vitória, Nicole escreveu cartinha pedindo uma boneca Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

— Eu pedi uma boneca Lol. Vem o quartinho dela dentro de uma bolinha. É bem divertido.

A resposta está na ponta da língua. A pequena Nicole Cardoso Zinke, de sete anos, é rápida — e convicta! — quando questionada o que gostaria de ganhar do Papai Noel.

Para conhecer essa história, visitamos o Centro Assistencial Vitória, no bairro São Victor Cohab. A entidade, que atende cerca de 80 crianças da Zona Sudeste de Caxias, participa da Árvore Solidária do Iguatemi, projeto que reúne mais de 800 cartinhas à espera de um Noel anônimo. A maioria dos pedidos é por brinquedos e materiais escolares, mas também há desejos por roupas e até mesmo cestas básicas.

Nicole, que sonha um dia ser dentista, frequenta o centro assistencial três manhãs por semana, sempre no contraturno da escola. Entre tantas atividades promovidas pelos educadores sociais, é até difícil decidir o que mais gosta de fazer quando está com os coleguinhas.

— Eu gosto de tudo aqui: de pintar, fazer teatro, capoeira. Eu já sei fazer estrelinha de frente e de lado, sei fazer a ginga e também a bananeira — lista a menina, mostrando os movimentos de capoeira à reportagem, sem esconder o sorriso.

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 05/12/2019Natal Solidário: em projeto do Iguatemi Caxias, Nicole Camargo Zinke escreveu cartinha pedindo uma boneca Lol.(Lucas Amorelli/Agência RBS)
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

É na espontaneidade típica da infância que Nicole fala sobre a própria história — e explica porque a boneca Lol é um sonho que pediu ao Bom Velinho "escrevendo emendado", igual está aprendendo na escola.

— Eu tenho um monte de irmão, mas os grandes já moram em outras casas. A Yohana é bebê e ainda não abre o olho, porque é bem pequenininha. Eu também tenho uma sobrinha que brinca comigo. Meus pais não têm como me dar um presente. Minha mãe não está mais trabalhando, porque tem que cuidar do bebê.

Enquanto aguarda o Natal, na incerteza se o Papai Noel terá um tempinho na agenda para visitar sua casa, Nicole ensaia para duas apresentações de final de ano: uma na escola e outra no centro assistencial. Ela conta que está quase decorando a letra de Coragem, de Diogo Nogueira. A música fala em coragem pra vencer e perseverança para não desistir dos sonhos.

ÁRVORE SOLIDÁRIA DO IGUATEMI
:: Entidades beneficiadas:
Centro Assistencial Vitória e Associação Criança Feliz.
:: Quem promove: Shopping Iguatemi Caxias e Sicredi.
:: Como ajudar: as cartinhas podem ser retiradas junto à Árvore Solidária, em frente à loja Centauro. Os presentes devem ser entregues no mesmo local até segunda-feira, dia 9.
:: Mais informações: pelo whats (54) 9 9673-0540.

Leia também:
Agenda: programação do Natal Caxias Mais Feliz começa nesta sexta-feira
Leilão com obras de artistas de Caxias arrecada verba para entidades beneficentes
Para além dos carros voadores: em coletânea de contos, escritores de Caxias projetam mundo do futuro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros