Mississippi Delta Blues Festival se inicia nesta quinta-feira, em Caxias do Sul. Confira o que rola na primeira noite - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Música21/11/2019 | 08h00Atualizada em 21/11/2019 | 08h00

Mississippi Delta Blues Festival se inicia nesta quinta-feira, em Caxias do Sul. Confira o que rola na primeira noite

"MDBF in Concert", da Orquestra da UCS com solistas, e Fabrício Beck e Bando Alabamasão algumas das principais atrações 

Mississippi Delta Blues Festival se inicia nesta quinta-feira, em Caxias do Sul. Confira o que rola na primeira noite Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Compositor por trás de alguns dos hinos que a partir de hoje serão entoados à exaustão no Largo da Estação Férrea, Willie Dixon certa vez declarou que o blues é a raiz, o resto são os frutos. Entre esses frutos estão ritmos que surgiram ao longo do século passado, da mistura de diversas tradições étnicas europeias com as sonoridades africanas: o folk, o country, o rock 'n' roll. Por tradição, o Mississippi Delta Blues Festival reserva o "horário nobre" da sua primeira noite a estas vertentes: pelas quintas-feiras do MDBF já passaram Marcelo Nova, Nei Lisboa, Charles Master, entre outros. Hoje o vocalista da Vera Loca, Fabricio Beck, com seu empolgante Bando Alabama, surge como atração principal da noite inaugural do festival. 

— Mais do que uma honra, é um presente poder encerrar a primeira noite de festival. Esse projeto partiu de uma vontade que eu tinha de lançar músicas minhas que puxavam para o blues rock, e o Toyo (Bagoso, idealizador do festival) sempre foi um incentivador, que me pilhava a gravar blues em português. É um show em que, além de tocar músicas do nosso disco de estreia (homônimo, lançado em janeiro) vamos homenagear ídolos como Celso Blues Boy, Bebeco Garcia e até o Belchior  — destaca Fabrício. 

fabricio beck e bando alabama.
Fabrício Beck e o Bando AlabamaFoto: Reprodução / Facebook

Espalhados por seis palcos, todos dialogando com a temática desta edição, o Mardi Gras (tradicional carnaval de rua de New Orleans), passarão pela primeira noite do MDBF alguns habitués do festival, como o guitarista paranaense Decio Caetano e a banda caxiense It's So Blues, o cantor e guitarrista carioca Alamo Leal e o gaitista porto-alegrense Ale Ravanello. Dos Estados Unidos, debuta em Caxias o guitarrista Chris Gill, que sobe ao palco principal com os catarinenses da The Headcutters. Também no palco principal será apresentado o MDBF in Concert, em que a Orquestra da UCS executa um repertório blueseiro com a participação de diversos solistas, como Fran Duarte, Fher Costa e Rodrigo Campagnollo. 

— Sinto que os músicos estão muito felizes por saírem de seu habitat natural, tanto os da orquestra quanto os de blues, sendo que para vários o ambiente orquestral é uma experiência nova _ ressalta o regente da Osucs, Manfredo Schmiedt. 

Como não poderia deixar de ser, o festival chega repleto de novidades e surpresas. Algumas delas só serão conhecidas por quem for conferir ao vivo. Outras a gente adianta por aqui, na Coluna 3por4 (página 25). 

Programação
Nola Stage
20h - Chris Gill (MS/USA) & THC Kitchen (SC)
22h10min - 23h40min | MDBF IN CONCERT - Orquestra Sinfônica da UCS
01h10min: Fabrício Beck & Bando Alabama (RS) Feat. Ivan Mariz (RJ) y Los Serpentinas

Flor de Lis Stage
19h e 21h10min | Ana Gazzola (RS - USA)
23h50min e 2h20min| Débora Oliveira & It´s So Blues (RS)

Creole Moon Stage
19h e 21h10min | Decio Caetano & Bernardo Manita (PR)
23:50h e 2h10min | Gringo´s Washboard Band (PR)

Folk Stage
19h e 21:10min | Charles Diel - Johnny Cash Tribute (RS)
23:50h e 2h20min | Folk Trio (RS)

Mississippi Stage
20h e 21h15min - Carlos Garbin (RS - BEL)
22h30min - Bluesleggers (RS)
0h - Pedrão Canta o Jazz (RJ)
01h20min - Big Dez (FRA) & Alamo Leal (RJ)
02h30min - Jam Session com Big Dez (FRA) & Alamo Leal (RJ)

Cajun Stage
20h - Júlio Reny & Oly Jr. (RS)
22h30min - Júlio Reny & Oly Jr. (RS)
1h e 2h45min - Ale Ravanello & Mari Kerber (RS)

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros