Frei Jaime: se o dia está nublado de nada adianta ficar procurando o sol - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião23/11/2019 | 07h00Atualizada em 23/11/2019 | 07h00

Frei Jaime: se o dia está nublado de nada adianta ficar procurando o sol

Os dias intercalam sol e nuvens

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado chega sem muito barulho... A claridade é portadora de alegria... Que este dia tenha leveza e muita paz... Que o olhar seja calmo e que as palavras sejam mansas... Feliz sábado! 

"Nos dias nublados, não procure o sol. Descubra onde é o norte." 

Os dias intercalam sol e nuvens. Noite e dia se revezam para alcançar o necessário à vida. Diferentes momentos são essenciais para que o todo seja contemplado e harmonizado. Na vida pessoal não é diferente: acontece de tudo um pouco. Gostos, preferências e sentimentos criam praticamente um perfil, uma identidade. O sol é necessário, mas as nuvens também cumprem um importante papel. O cotidiano é o espaço próprio para intercalar alegrias e tristezas, acertos e erros, agilidade e comodidade. A maturidade ensina a importância de não perder o fio condutor da esperança. Os diferentes momentos existenciais podem completar e harmonizar as buscas mais profundas. 

O importante é saber lidar com tudo o que acontece, não perdendo de vista o ideal sonhado. Nos dias de densas nuvens é praticamente impossível saber qual é a posição solar. Se o dia está nublado de nada adianta ficar procurando o sol. Porém, é possível saber onde fica o norte e, assim, dar sequência às buscas. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Se o sol estivesse visível, tudo seria mais fácil. Mas como as nuvens tomaram conta, é determinante e prudente continuar dando um direcionamento à caminhada. Descobrir o norte da própria existência é uma tarefa imprescindível. Não são poucas as pessoas que aceitam viver sem uma direção, uma meta, um objetivo. Elas até conseguem levar a vida adiante, mas sem muito entusiasmo, determinação e realização. Quem sabe seu propósito pode até falhar, mas não desiste de buscar. Ter clareza e convicções é meio caminho andado. 

A vida de todos é feita de muita luminosidade mas, também, de muitas nuvens. A solução depende do modo como as pessoas reagem ou interagem diante dos diferentes acontecimentos. Ficar procurando o sol nos dias nublados é não aproveitar adequadamente o tempo. Não perder de vista o norte pode favorecer a continuidade dos passos e proporcionar a alegria reservada aos que não desistem de alcançar a realização. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Polícia Civil de Caxias do Sul não realiza atendimentos nesta quarta e quinta-feira
Município tenta derrubar liminar que autoriza Parada Livre no Centro de Caxias
Na Cozinha: não vai deixar de provar esse pavê com doce de leite e cookies, né?

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros