Frei Jaime: onde existe desejo de superação, tudo se torna mais administrável - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião14/11/2019 | 05h31Atualizada em 14/11/2019 | 05h31

Frei Jaime: onde existe desejo de superação, tudo se torna mais administrável

Mudar dói. Continuar como está dói. Escolha uma das dores

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quinta-feira chega de mansinho... está até com jeito de sexta-feira... é véspera de feriado... Que os compromissos deste dia sejam abraçados com muito amor... A agitação não pode roubar a paz do coração! Vamos lá!

"Mudar dói. Continuar como está dói. Escolha uma das dores."

A cada amanhecer a vida se apresenta e aguarda por encaminhamentos. As ações, os pensamentos e até os sentimentos dependem das escolhas que cada pessoa faz, tendo como iluminação os próprios objetivos. A vida se sustenta e se desenvolve na clareza da meta e do ideal. Tem muita gente caminhando em círculo, por não saber onde quer chegar.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Uma parcela significativa da humanidade inicia projetos maravilhosos, mas desiste na primeira dificuldade. Muitos adolescentes e jovens abandonam o estudo e, lá adiante, fará falta. Não são poucos os trabalhadores que saem do emprego, sem ter em vista uma nova colocação. Não é diferente na questão afetiva: gostar ou deixar de gostar tornou-se uma brincadeira, com sérias consequências. A seriedade deveria inspirar ao menos as decisões mais profundas, para que o sofrimento não se fizesse tão evidente.

A maior parte das pessoas sofridas tem dificuldade de reconhecer que a referida dor é em decorrência de escolhas inconsequentes. É evidente que existem também outras causas de sofrimento, que fogem de uma explicação lógica. Mas, se não for possível afastar totalmente a dor, ainda resta a opção de optar pela sofrimento menor. Um dia, com certeza, a dor cessará e a vida seguirá seu rumo natural.

Um aprendizado importante e necessário diz respeito à aceitação das limitações. A perfeição é uma busca incessante, mas é próprio da condição humana ter que carregar consigo dúvidas, problemas sem solução, surpresas desagradáveis e não poucas decepções. Porém, onde existe desejo de superação, tudo se torna mais administrável. Se mudar dói, mas continuar também dói, o ideal é abandonar a lamentação e optar pela dor de menor impacto. Apesar do sofrimento é possível continuar em frente e vibrando com tantas coisas que já deram certo, até o presente momento. O amor consola e compensa a dor.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Polícia Civil de Caxias do Sul não realiza atendimentos nesta quarta e quinta-feira
Município tenta derrubar liminar que autoriza Parada Livre no Centro de Caxias
Na Cozinha: não vai deixar de provar esse pavê com doce de leite e cookies, né?

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros