Frei Jaime: assim como a vida é um dom, o tempo é um presente - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião15/11/2019 | 08h00Atualizada em 15/11/2019 | 08h00

Frei Jaime: assim como a vida é um dom, o tempo é um presente

O nascente e o poente praticamente ficaram no esquecimento após o advento do relógio

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Nesta manhã, o silêncio ficou mais prolongado... a pressa deu uma trégua... é feriado da Proclamação da República! Para muitos, o dia é praticamente normal... Gosto de intervalos... acho que todos precisamos de intervalos... Afinal, a vida acontece no hoje! Feliz 15 de novembro! 

"Entre a raiz e a flor há o tempo." 

Assim como a vida é um dom, o tempo é um presente, que possibilita e dignifica a existência. Debaixo do sol há um tempo para cada coisa. A falta de tempo é uma invenção humana mais recente. O nascente e o poente praticamente ficaram no esquecimento após o advento do relógio. As pessoas estão cronometradas, esquecendo de viver a espontaneidade de cada momento. Não existe falta de tempo, mas de adequação e distribuição, de acordo com o alcance de cada um. A curto prazo, as pessoas estarão ainda mais repletas de solicitações, que vão necessitar de tempo e de larga atenção. Mas a capacidade diária tem um limite, que precisa ser respeitado. Não são poucos os que se enganam e esgotam as energias, por sentirem-se capazes de abraçar o mundo. Entre a raiz e a flor há o tempo, que é tão precioso e pontual. As melhores conquistas da vida necessitam de muito tempo. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Se a planta necessita de um longo período para interligar a raiz com a flor, da mesma forma os processos humanos precisam evoluir, perpassando diferentes etapas, até o alcance dos objetivos. Nenhuma planta floresce de um dia para o outro. Em tudo, o tempo impacta e interage. As pessoas também foram feitas para florescer, principalmente através da maturidade, que é o espaço de contemplar o incrível colorido do amor vivenciado. Que pena que muitas pessoas escolhem não amadurecer, preferem viver agitadas, insatisfeitas e em constante conflito com todos. 

Tudo seria diferente se houvesse menos apego material e maior leveza no fantástico exercício de ser. Mesmo que demore mais tempo, ninguém deve desistir de acessar a possibilidade de florescer, independentemente da idade, das formas e cores. O tempo não precisa ser controlado, apenas destinado ao que mais conta: uma vida bem vivida. Quem tem raízes é capaz de surpreender positivamente e de florescer, até mesmo fora de época. Viver é uma missão cheia de satisfação. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!    

Leia também
Polícia Civil de Caxias do Sul não realiza atendimentos nesta quarta e quinta-feira
Município tenta derrubar liminar que autoriza Parada Livre no Centro de Caxias
Na Cozinha: não vai deixar de provar esse pavê com doce de leite e cookies, né?

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros