Frei Jaime: apesar dos riscos, vale a pena ser intenso - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião27/11/2019 | 07h00Atualizada em 27/11/2019 | 07h00

Frei Jaime: apesar dos riscos, vale a pena ser intenso

As exigências humanas crescem de forma rápida

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Abrindo os olhos lentamente... espantando o sono... Renovando o desejo de um dia abençoado... Que esta quarta-feira seja de muitas ações e sensações! Viver é bonito e bom! 

"O desafio de ser intenso é que, às vezes, a gente quer mergulhar onde nem existe mar." 

As exigências humanas crescem de forma rápida. A grande maioria não aceita mais viver de qualquer jeito. É comum perceber o cuidado com o corpo, através da prevenção, da alimentação balanceada e dos exercícios físicos. Alguns ainda estão motivados unicamente pela aparência, mas a grande maioria já entendeu a importância da saúde. Além disso, o emocional também supõe cuidado e harmonização, bem como o espiritual, que tem a capacidade de elevar e de transcender. A superficialidade deixa de ser um atrativo, cedendo lugar para a paz interior. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

De muitas formas, as pessoas estão querendo se sentir bem consigo mesmas e em sintonia com aqueles que também são do bem. Há uma maior consciência diante dos diferentes estilos de vida: não agrega nada ser extravagante e superficial. Porém, quem escolhe ser intenso enfrenta muitos desafios, pois é frustrante perceber que muitos ainda preferem a margem, ao invés da profundidade. A pessoa que opta pela intensidade acaba sendo autêntica, independentemente de lugar e ocasião. Quem valoriza as profundezas corre o risco de querer mergulhar inclusive onde nem existe mar. 

Certas decepções surgem da ausência de contrapartida: você dá o seu melhor e, como retorno, são ofertadas apenas algumas migalhas. Apesar dos riscos, vale a pena ser intenso, imprimindo o melhor, através das palavras e das ações. Os ambientes podem ser transformados e os relacionamentos qualificados, quando a decisão é de não abrir a mão da intensidade. O mundo cansou da superficialidade e busca por pessoas que tenham conteúdo e coerência. É evidente que é preciso cautela e não se jogar sem antes analisar e ponderar. Mas não faz bem abrir mão da intensidade, pois a beleza da existência depende muito da energia direcionada para o alcance das metas. Ser inteiro e pleno em tudo e com todos: essa é a fonte originária da felicidade. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria!

Leia também
Polícia Civil de Caxias do Sul não realiza atendimentos nesta quarta e quinta-feira
Município tenta derrubar liminar que autoriza Parada Livre no Centro de Caxias
Na Cozinha: não vai deixar de provar esse pavê com doce de leite e cookies, né?

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros