Frei Jaime: ajudar em silêncio é algo grandioso - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião12/11/2019 | 07h00Atualizada em 12/11/2019 | 07h00

Frei Jaime: ajudar em silêncio é algo grandioso

O ato de acordar não deixa de ser algo exigente

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O ato de acordar não deixa de ser algo exigente... Mas é, sem dúvida, um privilégio... Que bom estar vivo e iniciar mais uma jornada... Que as bênçãos dos céus acompanhem nossos passos! Feliz terça-feira! 

"O mais difícil é ajudar em silêncio e entender sem reclamar." (Hilário Silva). 

Os diferentes momentos da vida proporcionam situações, que necessitam de respostas inteligentes. Normalmente a maioria prefere devolver na mesma proporção, utilizando a mesma moeda. Porém, quem busca algo novo terá que reinventar suas posturas e atitudes. A maior parte das ações cotidianas deveriam ser acompanhadas apenas do silêncio. Não faltam pessoas desejosas de ajudar nas diferentes causas. No entanto, mesmo fazendo com amor, quase sempre acrescentam palavras desnecessárias ou até que diminuem a intensidade das ações. As palavras são dispensáveis, as obras não. Muitas pessoas fazem pouco, mas multiplicam incontáveis palavras. Ainda bem que a maioria consegue ajudar silenciosamente, abrindo espaço para que as obras falem por si mesmas. Ajudar em silêncio é algo grandioso, eloquente e harmonioso.   

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

O silêncio pode ser conjugado com inúmeras situações, pois tem o poder de agregar e realçar o essencial. Se a disposição é ajudar, as palavras podem, então, ser dispensadas. Só assim o resultado fica à altura da intenção. Se ajudar em silêncio é por demais significativo, entender sem reclamar é uma atitude eficaz, pois produz ótimos resultados. Ninguém é obrigado a entender, mas como isso ajuda na convivência diária e transforma corações e ambientes. 

A reclamação prejudica a estética dos ambientes e pode desfigurar semblantes que teriam tudo para serem luminosos. São muitos aqueles que não teriam motivos para reclamar. Pelo contrário, poderiam passar os dias agradecendo. Mas, acostumaram-se com a reclamação, começando sempre por coisas insignificantes. É uma questão de sabedoria compreender sem reclamar, estender a mão sem pronunciar nenhuma palavra e olhar sem julgar. A humanização dos relacionamentos aguarda por pessoas mais leves e espiritualizadas. O silêncio é um ótimo parceiro da felicidade. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço! 

Leia também
Como uma fabricante de churrasqueiras de Caxias conquistou o mundo
Conheça o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira 
A cidade MDBF: edição 2019 do festival de blues irá mobilizar 500 trabalhadores e 100 empresas, em Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros