Frei Jaime: a vida precisa de espontaneidade e de liberdade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião08/11/2019 | 07h00Atualizada em 08/11/2019 | 07h00

Frei Jaime: a vida precisa de espontaneidade e de liberdade

Os compromissos diários preenchem facilmente as horas do dia

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chega anunciando a proximidade do final de semana... Os dias se sucedem dentro da normalidade... o coração humano nem sempre percebe o tempo passar... Que este dia seja intenso e sereno! Feliz sexta-feira! 

"Volte para você todos os dias." 

Os compromissos diários preenchem facilmente as horas do dia. Praticamente todos acabam tendo o mesmo problema: a falta de tempo. Por outro lado, os que possuem espaço na agenda também afirmam não ter tempo. As perspectivas em relação ao futuro assinalam que o tempo livre será cada vez mais escasso. O segredo está na capacidade de clarear as prioridades e elencar as urgências. Há um tempo para cada coisa. A questão se estabelece na distribuição dos minutos e das horas, bem como dos dias, a partir das buscas pessoais. Por um motivo ou por outro, é necessário ir em muitos locais. 

Praticamente todos estão em movimento. Quando o corpo não se desloca, os pensamentos simplesmente viajam imensuráveis quilômetros e milhas. Mas a vida é feita também de retornos. Voltar é sempre muito bom. É de suma importância não esquecer de voltar para si mesmo, todos os dias. Não são poucas as pessoas que ficam distantes do próprio eu, por muito tempo, ao ponto de correrem o risco de serem estranhas para si mesmas. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Uma das alegrias diárias é poder voltar para casa. Não tem preço ter um cantinho, mesmo que seja humilde e simples, para soltar os ombros, tirar o calçado e recostar a cabeça. A vida precisa de espontaneidade e de liberdade. O lugar, por si só, não garante o encontro da pessoa com ela mesma. Estar bem emocionalmente é uma prioridade para quem deseja a felicidade. Voltar diariamente para dentro de si mesmo é um alento, um conforto e uma necessidade. 

Assim como a ausência prolongada do próprio lar acaba provocando saudades, da mesma forma, quem fica muito tempo longe de si mesmo, vai se fragilizando, construindo um estranhamento com a própria essência e uma distância dos sonhos de outrora. Voltar para si mesmo é fortalecer a autenticidade e garantir o equilíbrio da autoestima. Voltar para si é uma forma carinhosa de cuidado e de amor. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

Leia também
Nas quadras de Caxias do Sul, empresários buscam alternativas e o esporte não é a única opção de renda
Na Cozinha: você vai se apaixonar por essa maçã assada com farofa de cuca
Pioneiro comemora 71 anos ao teu lado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros