Conheça Nicole Heinen, jovem que revisita baú de memórias para criar como artista - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sociedade22/11/2019 | 16h46Atualizada em 22/11/2019 | 16h46

Conheça Nicole Heinen, jovem que revisita baú de memórias para criar como artista

Estudante de arquitetura, ela se dedica às telas há cinco anos

Conheça Nicole Heinen, jovem que revisita baú de memórias para criar como artista Jucimar Milese/Divulgação
Foto: Jucimar Milese / Divulgação

Os caminhos da arte e da arquitetura se cruzam na vida da jovem Nicole Heinen. Aos 24 anos, ela está na reta final do curso de Arquitetura e Urbanismo na UCS e decidiu mostrar uma nova faceta criativa, a pintura. Filha de Daniela Cristina Heinen, in memoriam, e de Eduardo Heinen, ela remonta às lembranças da infância e do convívio materno, para entender sua opção pela arte. Não à toa, incluiu em sua assinatura artística o sobrenome August, nome de solteira da mãe.

Leia mais
Conheça a trajetória da amazona Anete Titton De Carli que, em breve, comandará hípica própria em Caxias
Conheça Arthur De Antoni Perini, o jovem chef que comanda o Q Restaurante ao lado do pai, em Caxias


— Minha mãe pintava telas, fazia bordados, tricô, trabalhava com miçangas. Eu acompanhava tudo atentamente e aprendi a realizar coisas prazerosas com a arte. Desde criança eu pintava quadrinhos. Então, creio que faz sentido o “August”. É uma homenagem a ela, que me ensinou a curtir tudo isso — diz Nicole.

Embora venha se exercitando na pintura há cinco anos, recentemente Nicole começou a receber as primeiras encomendas. O seu espaço de trabalho é um ateliê localizado no bairro Cinquentenário, onde nove jovens criadores exercitam sua criatividade em diferentes linguagens. Nicole circula com desenvoltura no espaço, entre telas que mostram animais, mulheres e natureza.

— Minhas pinturas buscam referências da pureza e delicadeza. Gosto de pintar bichinhos fofinhos. Acho que tem a ver com minha personalidade. A arte me faz sentir muito bem. Quando venho para o ateliê foco no trabalho e relaxo a cabeça. Mas eu ainda estou em busca de um estilo — revela.

O gosto pelas artes também a fez escolher o curso de Arquitetura e Urbanismo, cujo trabalho final propõe uma requalificação do Centro de Cultura Ordovás. De novo, cultura e arte emergem nas escolhas da garota, que em 2017 dedicou um semestre de estudos em Lisboa.

— Percebi por lá como famílias inteiras visitavam museus e espaços culturais, que são importantes para esse convívio com a arte — reflete.

Com o olhar focado nessa área, depois da formatura, pretende mergulhar ainda mais na pintura, ratificando a formação do curso de extensão em pintura, com a professora Mayta Fernanda Pasa:

— Ela é uma inspiração como pessoa, professora e artista — declara.

É com esta delicadeza de gestos e olhares que Nicole vai organizando seus novos projetos de vida. A discrição e a leveza se refletem também na forma como a bela lida com a vaidade.

— Gosto de me sentir bem, confortável, gosto de me sentir bonita. Mas não cometo excessos em nome da beleza. Gosto de me maquiar, acho que esse também é um jeito de lidar com arte — diz.

Esses valores e esta postura de vida são intensificados no cotidiano em família, nas conversas constantes com o pai na chácara do clã, onde também convive com as suas duas vira-latas, Alice e Juju, e faz verdadeiras maratonas de cinema e séries com o namorado Luís Henrique Mazzochi.

— Não sou muito baladeira. Prefiro esse convívio em casa, de ficar em meio à natureza, tomar um chimarrão. Também gosto de praia, de ouvir e sentir a força do mar. É algo que limpa a alma. Gosto de pensar que as pessoas são puras e têm bondade no coração. Isso até existe, mas gostaria que fosse mais. Precisamos aprender a compartilhar para evoluir — defende Nicole.

Leia também
Com expectativa de receber 200 mil visitantes, Nova Petrópolis dá início à programação de Natal
FOTOS: confira imagens do primeiro dia do MDBF 2019
Show de Marília Mendonça em Caxias do Sul será o último antes da licença-maternidade

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros