Universo do circo é tema de exposição do artista Antonio Giacomin - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Arte04/10/2019 | 16h16Atualizada em 04/10/2019 | 16h16

Universo do circo é tema de exposição do artista Antonio Giacomin

Mostra abre neste sábado, com encontro solidário

Universo do circo é tema de exposição do artista Antonio Giacomin Julio Soares/Reprodução
Palhaços estão nas telas do artista Foto: Julio Soares / Reprodução
  • Faz tempo que Antonio Giacomin tem estreitado laços com o potencial lúdico da aquarela. Em sua última exposição, que também se transformou em livro (Ilustrações da vida - Cores da Infância), o artista revisitava memórias pessoais de quando era um guri curioso e aventureiro no interior de Flores da Cunha. Esse caráter de leveza, cores e alegria segue em suas novas criações, que podem ser vistas a partir deste sábado na exposição Palhaços - Artistas da Vida. Agora, as telas revelam memórias datadas não exatamente dos tempos de infância, mas que de qualquer maneira remetem o espectador ao universo mágico representado pelo circo. 

  • Leia mais:
    Antonio Giacomin lança livro e abre exposição com suas memórias de infância em Caxias

– Na época que eu e o Nivaldo (Pereira, escritor e jornalista) estávamos fazendo a pesquisa do livro Jeitos de Ser Brasil, fizemos algumas viagens separados. Numa dessas, eu estava em Belo Horizonte, numa cidade próxima a Sete Lagoas, e lembro de ter visto um circo sendo armado. Aquele negócio ficou na minha cabeça, achei que merecia uma produção ampliada – diz Giacomin. 

Há cerca de dois anos, o aquarelista se debruçou sobre a temática do circo – com atenções especiais às figuras do palhaço e do malabarista. A mostra revela 48 obras descritas por Giacomin como “orgânicas, coloridas e bem felizes”. Além de certamente conduzir uma comunicação direta com o público infantil, as criações também propõem metáforas relacionadas à conturbada vida adulta.

– É um resgate do lúdico que a gente tanto precisa. Hoje em dia temos muito informação, mas pouco olhamos para nosso interior. Acho que na passagem para a vida adulta perdemos muito da nossa originalidade, assumimos uma postura mais séria e abandonamos a ideia de fazer as coisas sem medo de errar. Acho que o palhaço, é o que deveria existir dentro da gente até o final da vida. Todos somos meio palhaços e sobreviventes das esquinas da vida como os malabaristas – relaciona o artista.    

Boa parte desse contexto de leveza que Giacomin procura imprimir em suas telas também é fruto de seu contato com crianças e adolescentes. Além de participar de projetos voluntários onde ensina mais sobre os processos de criação artística, o artista recebe frequentes visitas de pequenos espectadores em seu atelier. O próprio evento de abertura da exposição, marcado para ocorrer a partir das 15h deste sábado por lá, incluirá momentos de interação com as crianças numa live painting e em contações de história (essa realizada pela ilustradora convidada Graziela Sanvitto Andreazza Ramos). O encontro terá renda revertida ao Centro Assistencial Vitória que atende 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e oferece oficinas no turno inverso da escola.

– Com eles reaprendo fórmulas de pintar o simples. A gente quer sofisticar às vezes, mas é na simplicidade que está a beleza – reflete.

Inspirado na temática circense, Antonio Giacomin apresenta em evento beneficente a exposição Palhaços - artistas da vida em sua galeria de arte, que ainda terá contação de histórias para as crianças pela ilustradora Graziela Andreazza
Graziela Sanvitto Andreazza Ramos e Giacomin recepcionarão público infantilFoto: Julio Soares / Divulgação

Programe-se:
:: O quê: encontro beneficente com abertura da exposição Palhaços - artistas da vida, de Antonio Giacomin; e contação de histórias com Graziela Andreazza.
:: Quando: neste sábado, às 15h.
:: Onde: Galeria Antonio Giacomin (Rua João Adami, 286, Pio X).
:: Quanto: R$ 75 por criança, a contribuição dos adultos é opcional. A renda será revertida ao Centro Assistencial Vitória.

Leia também:
Escritora Lisana Bertussi lança "Monalisa no Retrovisor" neste sábado, na Feira do Livro de Caxias do Sul
Ilustradores Gio e Doug dão dica de leitura em especial sobre a Feira do Livro de Caxias
Feira Le Marché Chic terá preview do MDBF neste fim de semana
Coletivo Quarta Parede estreia espetáculo "Entre Fatias Visíveis"

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros