Projeto IRA! Folk chega em Caxias pela primeira vez  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música03/10/2019 | 17h40Atualizada em 03/10/2019 | 17h40

Projeto IRA! Folk chega em Caxias pela primeira vez 

Apresentação será nesta sexta, no UCS Teatro

Projeto IRA! Folk chega em Caxias pela primeira vez  carina zaratin/Divulgação
Scandurra e Nasi desfilam sucessos de quase 40 anos de trajetória Foto: carina zaratin / Divulgação

Não é nenhum exagero apontar o vocalista Nasi e o guitarrista Edgar Scandurra como a alma da banda paulistana IRA!. Tanto a origem do grupo – lá nos idos de 1981 – como a composição dos maiores sucessos passam pela parceria da dupla, que sobe ao palco do UCS Teatro nesta sexta (4) com o projeto Folk. O começo foi ainda nos tempos de escola, quando Edgar descobriu em Nasi um talento para os vocais. Muita água rolou de lá para cá, desde o auge total do IRA!, até reconhecidas carreiras solo e até uma briga pública que fez a banda acabar em 2007. 

– Minha parceria com Edgar é algo difícil de explicar. A história dos sucessos que existem na nossa carreira, foi sempre eu e ele juntos. A própria história da nossa briga e do nosso reencontro era algo que só abençoado pelo destino mesmo para acontecer, por todo esse turbilhão que nós passamos – brinca Nasi, em entrevista ao Pioneiro.

O projeto Folk, que chega a Caxias pela primeira vez, coroa essa amizade musical em melhor estilo. No palco, Nasi e Scandurra desfilam sucessos dos quase 40 anos do IRA! concedendo a elas novas roupagens e arranjos. Nesse exercício de escolher faixas que representassem a história da banda, cada um fez uma lista com cerca de 20 músicas. Segundo Nasi, o repertório do show foi escolhido em tardes regadas a café e muita conversa. Além de agradar os fãs com hits indispensáveis – como Eu Quero Sempre Mais, O Girassol, Flores em Você e Envelheço na Cidade – o setlist também serve para jogar luzes em alguns Lados B que se encaixam perfeitamente no formato folk – tipo a obscura Mesmo Distante, a poética Culto de Amor, ou Perigo, que ganhou participação do gaúcho Yamandu Costa.

– O IRA! é uma banda de rock com bastante pegada mas que também tem baladas e essas músicas acabavam entrando em conta-gotas nos nossos shows de rock. Músicas como Mudança de Comportamento, Tolices, Boneca de Cera, nesse show elas ganham uma força muito grande – opina Nasi. 

O vocalista diz que não está preocupado em atualizar o repertório do IRA! para as gerações mais novas. Não é esse o intuito do projeto Folk. O objetivo que ele e Scandurra tinham quando inauguraram a ideia, em 2016, era o de ocupar palcos que uma banda de rock não está habituada a ocupar. Sim, o som é desplugado e a plateia fica sentadinha, mas não pense que a veia essencialmente roqueira do IRA! vai se perder por aí.

– A expressividade da gente está sim dentro do folk, não é um show simplesmente calminho, tem momentos muito intensos. Mas acho que é uma oportunidade diferente do show elétrico para as pessoas perceberem detalhes das nossas harmonias, das melodias, até das letras que às vezes ficam dentro da massa sonora de um show de rock and roll – sugere Nasi.

Ao lado do amigo com quem iniciou trajetória musical há quase 40 anos e na frente de uma plateia cheia de fãs, Nasi deve reforçar em Caxias as motivações artísticas que o fizeram chegar até aqui:  

– Meu objetivo é o mais prosaico possível, continuar subindo no palco com tesão e com relevância para o público.

Programe-se:
:: O quê: show IRA! Folk.
:: Quando: nesta sexta (4), às 21h.
:: Onde: UCS Teatro (Cidade Universitária).
:: Quanto: de R$ 70 a R$ 160 , à venda na Pole Modas (Av. Júlio de Castilhos, 1.914) e na Hot Music (Rua Coronel Flores, 376). Venda online pelo www.blueticket.com.br (há taxas).

Leia também:
Caso da exposição caxiense "Santificados" é registrado no Observatório de Censura à Arte
Depois de quatro sessões lotadas, "Bacurau" volta a ser exibido em Caxias
Caxias do Sul lidera semifinalistas gaúchos do Prêmio Brasil Criativo
Futuro do Coro Municipal de Caxias será assunto na Câmara de Vereadores nesta quinta

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros